Espanha – Diplomas para dirigentes de escolas salesianas |
Espanha – O III Congresso Europeu das Escolas e da Formação Profissional Salesiana |
O primeiro curso de formação inicial para dirigentes de escolas salesianas se compõe de duas partes: uma, digamos residencial, com aulas e encontros didáticos frontais; e outra, pessoal, mediante os instrumentos de informática. O finalidade do curso é a formação dos leigos, tendo em vista os desafios e os encargos da direção escolar numa perspectiva salesiana.
47 os participantes. Eles representam quase todas as Inspetorias SDB e FMA, da Espanha. Iniciaram sua caminhada formativa na segunda semana de março, na casa salesiana de Alcalá de Henares, Madri, tratando dos módulos formativos concernentes “à função diretiva e aos recursos humanos”, e “à direção pedagógica”. Conduzem os respectivos temas, Javier Aguirregabiria e Irune López. Alta a qualidade das exposições. Os participantes puderam beneficiar-se especialmente das oportunidades de confronto e de diálogo, reconhecendo que as raízes são comuns nas diferentes experiências.
O curso agora prossegue por web, graças a um acordo que a Comissão Nacional das Escolas salesianas firmou com a Universidade Internacional de La Rioja (UNIR). O entendimento permite aos participantes obterem, ao termo do percurso formativo, um título universitário.
O encontro sucessivo residencial está programado para maio, quando se retomará a formação frontal. O terceiro será na segunda semana de julho. O percurso de formação concluir-se-á em outubro, com o desenvolvimento de um projeto de direção escolar, no qual os cursistas deverão colocar em prática quanto tiverem aprendido.
O Inspetor da Espanha-Madri, P. Luis Onrubia, em sua “boa-noite” de segunda-feira, 8 de março, primeiro dia do curso, afirmou que tais iniciativas “promovem o futuro” graças ao trabalho cada vez mais integrado entre religiosos e leigos.
Publicado em 22/03/2010