O centro “Ashalayam Don Bosco” (Casa da esperança), de Howrah, perto de Calcutá, Índia, coordena 25 casas para meninos de rua, onde operam 4 sacerdotes salesianos e 170 agentes e voluntários, que dão assistência a mais 3.000 entre crianças e adolescentes. O Instituto de Pesquisa fornecerá um serviço de assistência, conduzido por vários terapeutas profissionais e consultores. O Instituto providenciará também monitoração para vários projetos e orientará várias pesquisas sobre a tutela das crianças.
À cerimônia de abertura da casa para a tutela da Infância interveio o Governador do Estado do Bengala Ocidental, Mayankote Kelath Narayanan. Presentes cerca de 600 meninos/as de rua e mais de 500 entre religiosos, religiosas e sacerdotes.
Narayanan declarou-se em dívida com os fiéis cristãos, porque ele mesmo foi educado em institutos eclesiais. E exortou as crianças a apreciarem “a assistência, o cuidado e o amor” dos sacerdotes salesianos.
O Governador premiou seis formadores e alunos do centro Ashalayam por seu exemplar serviço no estudo e nas atividades curriculares. Um deles, Probhat Bose, de 26 anos, recordou como há 15 anos vagabundeava pelos arredores da estação ferroviária de Howrah, mas como agora, graças ao centro, se pôde tornar um agente social: o centro ajudou-o a completar os estudos e agora coordena o trabalho social de Ashalayam.
O Arcebispo salesiano de Calcutá, Dom Lucas Sirkar, benzeu o novo edifício. “Ashalayam já ajudou a mais de 10.000 crianças e adolescentes em situação de perigo, pertencendo a maior parte às ruas de Calcutá e Howrah” – afirmou o diretor do centro, P. George Chempakathinal.
Publicado em 16/03/2010