Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

1/3/2010 - Espanha - O III Congresso Europeu das Escolas e da Formação Profissional Salesiana
Fotos do artigo -ESPANHA – O III CONGRESSO EUROPEU DAS ESCOLAS E DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL SALESIANA
(ANS - Sanlúcar La Mayor) – Encerrou-se ontem, 28 de fevereiro, o III Congresso Europeu das Escolas e da Formação Profissional Salesiana. Iniciado quinta-feira, 25 de fevereiro, participaram do encontro perto de 230 agentes - religiosos e leigos - empenhados nas escolas dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora. 22 as nações representadas da Europa, da Ásia e da América do Sul.

Abriu oficialmente o Congresso, após as saudações das autoridades civis e eclesiásticas presentes, Dom Antonio Dorado, bispo emérito de Málaga, Presidente da Comissão para a Educação e a Catequese, da Espanha Sul.

O P. Fabio Attard, Conselheiro para a Pastoral Juvenil dos Salesianos, leu a mensagem do Reitor-Mor, P. Pascual Chávez, que lembrou que “os jovens, hoje mais que nunca, nos estão a pedir de acompanhá-los para vencer a solidão que os rodeia. Os jovens [….] estão a nos colocar perguntas que devemos decifrar e interpretar”. Também a Madre Yvonne Reungoat, Superiora geral das FMA, enviou mensagem, lida pela Conselheira Ir. María Cármen Canales.
 
A primeira relação, ministrada pelo prof. Bruno della Chiesa, de Harvard, apresentou os mecanismos mentais que caracterizam o mundo globalizado. De tarde, Dominique Fily e Ángel Miranda, da Consultoria-Comissão Européia, apresentaram a carta de identidade da escola salesiana tracejando o perfil do educador salesiano à luz de algumas habilitações profissionais e do ser educador cristão no estilo salesiano.

Os dez grupos de trabalho permitiram aos congressistas dialogar e aprofundar os temas apresentados, definir estratégias de formação inicial e permanente voltados aos professores das escolas salesianas. O primeiro dia encerrou-se com um concerto de música clássica, oferecido pela Prefeitura de Sanlúcar.
 
Etienne Verhak abriu a manhã de sábado apresentando os desafios europeus na formação dos educadores. Seguiu-se a apresentação de quatro experiências: a seleção dos professores na Inspetoria de Sevilha; a experiência educativa numa escola elementar das FMA, em Cracóvia, Polônia; a oferta educativa para os professores do centro de formação, por Lião, França; e uma reflexão sobre o espírito de família, pela Irlanda.

Fecharam a manhã o P. Attard e a Ir. Canales, apresentando o terceiro núcleo temático, sobre a especificidade salesiana da formação dos educadores. Referindo-se à experiência de Dom Bosco, que exortava clérigos e salesianos a partilharem o tempo livre com os meninos, os dois palestrantes ministraram uma reflexão sobre a escola salesiana e os seus agentes educativos, chamados a caminhar com os jovens e fazer do encontro um lugar educativo e de experiência transcendente. É este o desafio para os educadores salesianos do século XXI.

O último dia foi dedicado à partilha dos trabalhos de grupo. Coube ao P. José Miguel Núñez, Conselheiro para a Região Europa Oeste, presidir a Eucaristia e encerrar o III Congresso Europeu das Escolas e da Formação Profissional Salesiana.

Mais de uma vez ressoou no decorrer do congresso a expressão de Paulo VI: “O homem contemporâneo prefere ouvir as testemunhas aos mestres. E se os ouve a estes, o faz porque são testemunhas”.

Publicado em 01/03/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês