Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

14/2/2010 - Haiti - Ressoa o brado do Reitor-Mor: Haiti deve renascer
Fotos do artigo -HAITI – RESSOA O BRADO DO REITOR-MOR: HAITI DEVE RENASCER
(ANS – Porto Príncipe) – Visitadas outras obras, vistos tantos salesianos, jovens e povo: ainda consternação e dor no segundo dia de visita do Reitor-Mor ao Haiti. Mas sempre intensa a sua mensagem de alento e esperança.

Acompanhado pelo P. Sylvain Ducange, novo Visitador do Haiti, e pelo seu predecessor, P. Charles Jacques, o P. Chávez chegou a Cap-Haitien e de ali a Fort Liberté, onde visitou a obra salesiana – uma escola profissional – hoje a única a ter em Haiti um curso de formação de enfermeiros; a outra foi destruída pelo terremoto sepultando em si todo o pessoal em formação.

Ali presidiu a Eucaristia com os representantes da Família Salesiana. Voltando a Cap-Haitien visitou a Escola Agrícola Dom Bosco, entretendo-se com os rapazes: a eles lembrou que adquirir profissionalismo na vida “transforma o deserto em floresta”.

Essas localidades não foram atingidas pelo terremoto do dia 12 de janeiro e também as obras salesianas ficaram intatas.

Logo após o meio-dia, voltando a Porto Príncipe, o Reitor-Mor visitou a escola profissional de Gressier, a 70 km da cidade, intensamente danificada pelo abalo sísmico. Após um reconhecimento técnico chegou-se à conclusão de que será necessário arrasar tudo e refazer.

Em Thorland, subúrbio de Porto Príncipe, a 12 quilômetros da capital, o P. Chávez visitou a sede do pré-noviciado. Aqui duas paredes da grande área coberta desabaram, uma residência de três andares, sede do Centro Juvenil, encolheu caindo sobre si mesma. Os Salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora, possuindo as respectivas obras em terrenos contíguos, puseram à disposição os campos e os pátios para acolher os sem-teto. Graças à Proteção civil mexicana e à colaboração dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora, foi ativado em Thorland um campo de acolhida para 12.000 pessoas.

Sob uma enorme tenda improvisada o Reitor-Mor se pôde reunir com os jovens e suas famílias: um encontro entretecido de alegria e tristeza. Visivelmente comovido, encorajou os presentes a ressuscitar o Haiti. O seu apelo – “Haiti deve renascer” – ressoou por mais de uma vez. Dirigindo-se aos Salesianos e às Filhas de Maria Auxiliadora, disse: “Orgulho-me de vós todos, pela disponibilidade e pela obra de assistência que estais realizando por entre o povo”.

Publicado em 14/02/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês