Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

16/1/2010 - Haiti - Vai-se compondo o quadro da realidade salesiana após o terremoto
Fotos do artigo -HAITI – VAI-SE COMPONDO O QUADRO DA REALIDADE SALESIANA APÓS O TERREMOTO
(ANS - Porto Príncipe) – As atualizações sobre a situação dos salesianos de Haiti estão chegando de duas frentes: da mesma Capital, Porto Príncipe, com a qual se está começando a criar uma linha de comunicação com a Casa Geral; e por via New Rochelle, onde se estão coordenando as intervenções de assistência.

Os Salesianos do Haiti registraram a morte de três irmãos: do Sr. Hubert Sanon, de 85 anos, e de dois jovens salesianos em formação – Atsime Wilfrid, de 28 anos, e Vibrun Valsaint, de 26 anos.

A notícia mais trágica é da morte dos alunos salesianos. Depois de um primeiro cálculo – que dizia serem mais de 200 os meninos e jovens barrados sob os escombros com alguns dos seus professores – diz-se ora, após os últimos acertamentos, que seriam perto de 500. A unidade de Crise, da ONU, confirmou um comunicado da Polícia Nacional do Haiti e do Comando Central da ‘OCHA’ segundo o qual, apesar de tudo, prosseguirão as buscas para tentar achar ainda pessoas com vida entre as ruínas.

No site da CNN uma série de breves filmagens sobre a atividade dos Salesianos antes do terremoto.

Os demais salesianos de Porto Príncipe, embora com algum irmão ferido, estão bem e em lugares seguros. Entretanto alguns deles perderam sim familiares e amigos.

A obra de Enam ficou arrasada; a casa inspetorial, em Drouillard, está abalada; a obra das pequenas escolas ‘Padre Bonhen’ (OPEPB) cedeu totalmente; caiu o dormitório de Gressier; em Thorland está lesionada a casa da comunidade salesiana: a capela dividida ao meio e a casa de retiros totalmente inutilizada; também a casa de Fleuriot está em perigo: por ora se dorme no pátio.

Os responsáveis da Procuradoria missionária de New Rochelle estão organizando as estruturas logísticas para começar as suas atividades e coordenar a ajuda dos voluntários. Os mesmos estão colaborando com a “Federal Emergency Management Agency”.

O P. Victor Pichardo, Inspetor dos salesianos das Antilhas, conseguiu chegar a Porto Príncipe com um helicóptero militar, aí parando também por uma noite. A sua visita permitiu colher dados concretos para as fases sucessivas das atividades. As obras salesianas de Santo Domingo e de Barahona desempenharão um papel estratégico para a organização das intervenções humanitárias. De LaVega partiu ontem uma coluna de 10 caminhões carregados de víveres e remédios.

Amplia-se a cadeia de solidariedade entre as Inspetorias salesianas, como as do Peru e da África Ocidental Anglófona; e entre as ONGs salesianas e as outras estruturas de solidariedade.

Publicado em 16/01/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês