Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

21/4/2008 - Brasil - Ordenação episcopal de Dom Tarcísio Scaramussa
Fotos do artigo -BRASIL – ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE DOM TARCÍSIO SCARAMUSSA
(ANS – Vargem Alta) – Sábado, 19 de abril, decorreu em Vargem Alta, no estado do Espírito Santo, a ordenação episcopal de Dom Tarcísio Scaramussa, salesiano, pela imposição das mãos do Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo (SP), ladeado por Dom Célio de Oliveira Goulart OFM, bispo de Cachoeiro de Itapemirim (ES), e por Dom Décio Zandonade, salesiano, bispo de Colatina (ES). Mais de 5000 as pessoas presentes à celebração acolhidas pela grande área coberta.

Perto de 20 os bispos, entre eles Dom Valerio Breda SDB, bispo de Penedo, e mais de cinqüenta os sacerdotes presentes. Participaram da ordenação o P. Pascual Chávez, Reitor-Mor dos Salesianos, o seu Vigário, P. Adriano Bregolin, e os Conselheiros regionais: da América Cone Sul, P. Natale Vitali, e da Itália-Oriente Médio, P. Pier Fausto Frísoli. Para representar o Dicastério para a Comunicação Social, de Roma, do qual Dom Scaramussa até a sua nomeação era o titular, foi designado o Sr. Jesús García SDB. Significativa também a presença de numerosas autoridades civis e políticas.

Muitas as pessoas provenientes das paróquias da região e, de modo especial, da Arquidiocese de São Paulo, onde Dom Scaramussa prestará o serviço pastoral como bispo auxiliar. Mui numerosos os representantes das várias obras salesianas, entre eles muitos jovens da Inspetoria do Brasil-Belo Horizonte (BBH), onde o Dom Tarcísio foi Inspetor de 1996 a 2002.

O Cardeal Scherer na sua homilia recordou aos fiéis a importância do ministério desempenhado pelos Apóstolos, e pelos Bispos, sucessores dos Apóstolos. Depois de agradecer a Dom Tarcísio Scaramussa pela disponibilidade manifestada em aceitar a dignidade episcopal, o purpurado pediu ao povo acompanhar com a oração o novo bispo, “feito apóstolo para o serviço da Igreja e a santificação do seu povo”.

No final da celebração, o Reitor-Mor, convidado a tomar a palavra, disse a Dom Scaramussa: “Serás um bom bispo, graças à tua formação na escola de São Francisco de Sales e de Dom Bosco e graças à tua sensibilidade pastoral”.

Dom Tarcísio expressou por sua vez a sua gratidão a Deus por todos aqueles que encontrou ao longo da sua caminhada, principalmente os seus pais e familiares, e a Família Salesiana.

A celebração da ordenação de Dom Scaramussa, que para o seu episcopado escolheu o lema “E habitou entre nós”, contou com uma importante cobertura da mídia católica e foi transmitida integralmente por rádio à toda a Arquidiocese de São Paulo.

Publicado em 21/04/2008

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês