Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

26/1/2016 - Eslováquia - Adeus ao P. Anton SrholecSDBexemplo de resistência à opressão
Fotos do artigo -ESLOVÁQUIA – ADEUS AO P. ANTON SRHOLECSDBEXEMPLO DE RESISTÊNCIA À OPRESSÃO

(ANS - Bratislava) – Faleceu no dia 7 de janeiro, em Bratislava, Eslováquia, na idade de 86 anos, o P. Anton Srholec SDB. Chorou-o não apenas a Família Salesiana, mas todo o País. A sua vida foi um símbolo de combate pela Fé, pela liberdade, pela humanidade.

Por Terézia Liptáková

Cerca de 2000 as pessoas que participaram dos funerais do P. Srholec, celebrados no dia 12 de janeiro passado. E entre elas, o Presidente da República de Eslováquia, Dr. Andrej Kiska; o Prefeito da Capital, Bratislava, o Dr. Ivo Nesrovnal; e o Embaixador da Áustria, Carl Helfried; além de Representantes da Confederação dos Prisioneiros Políticos e dos Sem-teto, acolhidos no Projeto social “Resoty”, fundado pelo P. Anton Srholec.

Quase uma vintena os Sacerdotes que concelebraram na Missa de exéquias,entre os quais o Inspetor dos Salesianos no País,P. Jozef Ižold, e Dom Jozef Haľko, Bispo Auxiliar de Bratislava.

Pelo fim da Missa,foram diversas as personalidades que lhe comemoraram a querida figura. O Presidente Kiska, disse, por exemplo na ocasião: “Ele achou Deus na solidão,mas também por entre os sorrisos e gestos das pessoas que o circundavam. Tinha uma extremada capacidade de perdoar: mas ao mesmo tempo sabia que o mal não pode ser esquecido, se deve contrastá-lo”.

O P. Srholec foi, ao depois, sepultado em Skalica, sua cidade natal.

Desde a juventude o Srholec teve de enfrentar as restrições e os obstáculos impostos, pelo regime comunista, à Sociedade e especialmente aos religiosos, passando até diversos anos na prisão e nos trabalhos forçados. Ordenado sacerdote no exterior, quando voltou à então Tchecoslováquia, desempenhou, apesar do rígido controle que o regime exercia sobre ele, o seu apostolado entre os jovens.

Quando, em 1989, voltou a democracia ao país,o salesiano tornou-se ativista na Confederação dos Prisioneiros Políticos da Eslováquia e fundou o Projeto social “Resoty”.

Viveu os últimos anos dedicados a crescente gratidão: “Em minha vida – dizia – nunca tive de escolher muito. Excetuadas algumas pequenas coisas, que não há necessidade de citar, todas as coisas importantes, eu as recebi, me foram dadas.(...) Este dia é um muito-obrigado à vida” – disse no dia do seu 85° aniversário.

Publicado em 26/01/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês