Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

26/11/2015 - Quênia - ‘Seu Santo Nome não deve nunca ser usado para justificar o ódio e a violência’
Fotos do artigo -QUÊNIA – ‘SEU SANTO NOME NÃO DEVE NUNCA SER USADO PARA JUSTIFICAR O ÓDIO E A VIOLÊNCIA’

(ANS – Nairóbi) – Começou ontem, 25 de novembro, a Viagem Apostólica do Papa ao Quênia, Uganda e Rep. Centro-Africana. Já em seus primeiros discursos o Santo Padre quis insistir na importância do diálogo ecumênico e inter-religioso, num momento em que, em nome da religião, se estão cometendo bárbaros atentados.

Após aterrar na tarde de ontem no Aeroporto “Jomo Kenyatta”, de Nairóbi,o Pontífice fez uma visita de cortesia ao Presidente da República e, pelo fim da tarde, manteve contatos com Autoridades do Quênia e com o Corpo Diplomático.

Esta manhã foi ao Salão da Nunciatura Apostólica, em Nairóbi, para um encontro inter-religioso e ecumênico. “O diálogo ecumênico e inter-religioso não é um luxo. Nem é qualquer coisa de agregado ou facultativo; é essencial; é algo de que o nosso mundo, ferido por conflitos e divisões, tem cada vez mais necessidade” – exordiou o Papa.

Em seguida o Santo Padre enumerou explicitamente três “bárbaros ataques” do fundamentalismo religioso que marcaram a história recente do Quênia – no Westgate Mall; no ‘Garissa University College’; e em Mandera. “Penso neste momento na importância da nossa comum convicção segundo a qual o Deus a quem nós procuramos servir é o Deus da paz. Seu Santo Nome não pode ser nunca usado para justificar o ódio e a violência” – afirmou a tal respeito.

Nessa mesma manhã, durante a Santa Missa presidida no campus da Universidade de Nairóbi, o Papa convidou as milhares de pessoas presentes (apesar da chuva) a defender a vida e a família "da arrogância", que fere a dignidade humana.

“As famílias cristãs têm esta missão especial: irradiar o amor de Deus e derramar a água vivificante do Seu Espírito. Isto é particularmente importante hoje, porque assistimos ao avanço de novos desertos, criados por uma cultura do egoísmo materialista e da indiferença para com os outros – disse –. Os grandes valores da tradição africana, a sabedoria e a verdade da Palavra de Deus e o generoso idealismo da vossa juventude vos guiem pelo empenho por formar uma sociedade que seja sempre mais justa, inclusiva, respeitosa da dignidade humana”.

O Pontífice concluiu a homilia com uma expressão em língua local: “Mungu abariki Kenya!” (Deus abençoe o Quênia!).

Publicado em 26/11/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês