Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

25/11/2015 - Tailândia - A história vocacional de um Salesiano Irmão
Fotos do artigo -TAILÂNDIA – A HISTÓRIA VOCACIONAL DE UM SALESIANO IRMÃO

(ANS – Bangkok) – O Sr. Saraphan Kaeser - o Salesiano Irmão mais jovem da Tailândia e a segunda vocação salesiana do norte do país – conta a sua história vocacional.

Nasci numa família cristã. Meus avós e os meus pais se tinham convertido 10 anos antes de eu nascer. Através dos meus pais, conheci Jesus Cristo. Meu povoado fica bastante longe da paróquia: por causa da escassez de sacerdotes, às vezes, só se tinha Missa duas vezes por ano. (…) Seja como for, aprendi de minha família a ter uma fé profunda. Forte.

No último ano do primário, queria ir para o seminário. Mas meus pais queriam que ficasse em casa para os ajudar. (...). Um dia, na casa de meu avô, vi um opúsculo intitulado “Pai e Mestre dos Jovens”. Perguntei a meu tio o que fosse e ele me falou da escola de que ele era ex-aluno. Imediatamente, tive uma ideia: ‘Gosto de mecânica e de consertar carro. Mas, se for ao Instituto Técnico Don Bosco, de Bangkok, não poderei depois passar ao seminário!’. Meu tio disse: ‘Se quiser, pode, porque a escola é católica e depois do diploma se pode entrar para o seminário’.

(…) Matriculei-me na escola salesiana, no curso de mecânica, como residente. Fui conhecendo a história de Dom Bosco. Gostava de ler sobre ele. Fui ao Diretor e lhe contei a respeito do meu desejo. Desde esse dia, começou a dar-me pessoalmente catequese. Depois pediu-me que escrevesse ao Inspetor para ter a aprovação, sua e do seu Conselho.

Chegando à casa de formação, em Banpong, incontrei-me com o Sr. Chitti, Salesiano Irmão, que estava com nós, formandos: ensinava-nos Tecnologia da Informação. Aí pensei que poderia ser como ele: ‘Mesmo não sendo sacerdote, poderei ajudar os jovens da nossa escola’. Fui ao Diretor e perguntei: ‘Como posso tornar-se Salesiano Irmão?’. Respondeu-me que poderia escolher durante o Noviciado.

Escolhi ser Salesiano Coadjutor, ou Salesiano Irmão, porque li a história de Dom Bosco e de José Buzetti, que queria deixar o oratório e Dom Bosco. Ali compreendi como Dom Bosco queria que os Salesianos Irmãos fossem parte da Congregação Salesiana. A meu ver, a contribuição específica do salesiano irmão ao carisma salesiano e à missão é a de entrar no mundo dos jovens, (....) ajudar os jovens através dos próprios talentos. Para mim, o Salesiano Irmão, mais facilmente que o sacerdote, pode chegar ao trabalho social pelos jovens do meu País.

Na Tailândia a vocação do Salesiana Irmão é pouco conhecida e deverá ser mais promovida, sobretudo entre os jovens, durante os campos de férias, através do Boletim Salesiano, mediante a internete.

Atualmente há na Tailândia 92 Salesianos (51 nativos, 41 missionários) e treze Salesianos Irmãos.

Publicado em 25/11/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês