Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

24/11/2015 - Itália - ‘Há que usar as armas da misericórdia e do diálogo’
Fotos do artigo -ITÁLIA – ‘HÁ QUE USAR AS ARMAS DA MISERICÓRDIA E DO DIÁLOGO’

(ANS – Roma) – “O Jubileu não deve ser adiado.Se isso se desse, faríamos o jogo dos terroristas. É claro que seu intento é o de criar terror. E é exatamente a isso que não se pode ceder.(…) Deve-se antes usar as armas da misericórdia e do diálogo”. Assim respondeu Dom Enrico dal Covolo SDB, Reitor Magnífico da Pontifícia Universidade Lateranense (PUL), aos que temem que o Jubileu se possa trasformar num alvo para atentados.

Dom dal Covolo, ao responder às perguntas de Filippo Passantino, do “Giornale di Sicilia”, também sublinhou outros elementos mui específicos deste Jubileu:

“A novidade é a de uma total descentralização relativamente a Roma. Não em sentido doutrinal ,porque é normal que o Jubileu parta de Roma e ache em Roma o seu centro. Mas uma descentralização na mesma celebração do Jubileu: cada diocese se vê na prática com uma sua Porta Santa. Portanto, não são necessárias as grandes peregrinações a Roma, porque de per si o Jubileu, com todas as indulgências conexas, pode ser lucrado em qualquer diocese. (…) É uma inovação interessante que indica a vontade do Papa de estar em saída. Tanto é verdade que a primeira Porta Santa do Jubileu, Francisco a não abrirá em Roma, mas na África, durante a sua Viagem Apostólica” – disse o Prelado.

Em seguida Dom dal Covolo sublinhou o tema do Ano Santo: “O Papa Francisco desejou pôr sobre a mesa da Igreja e da Sociedade, neste momento histórico, o tema da Misericórdia, que é o elemento mais importante para um diálogo frutuoso, não só entre as religiões mas também entre as culturas e as sociedades. Se não quisermos abraçar a estrada das armas, há somente a via daquele diálogo que não quer dizer... ‘entreguismo’. O diálogo requer competência e firmeza. Porque, a se confundirem as posições, o diálogo vira simulacro. A meu ver, esta segunda via – a do diálogo – é a única... viável, porque a outra conduz sempre ao circuito da violência. O diálogo superficial, entretanto, não serve para nada e a ninguém”.

O salesiano enfim relembrou que, sempre segundo o princípio de um diálogo sincero e construtivo, a PUL organizou para o próximo dia 3 de dezembro uma mesa-redonda com três dos seus Docentes e três Professores da Universidade de Qom, cidade santa xiita, no Irã, para falar da misericórdia nas tradições xiita-muçulmana e católica.

Publicado em 24/11/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês