Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

17/6/2015 - Argentina - Um sacerdote salesiano ‘ponte’ entre os pais do Papa Francisco
Fotos do artigo -ARGENTINA – UM SACERDOTE SALESIANO ‘PONTE’ ENTRE OS PAIS DO PAPA FRANCISCO

(ANS – Buenos Aires) – Costuma-se fazer remontar a sintonia do Papa Francisco com a espiritualidade salesiana ao tempo de infância, à época em que pequeno Jorge Mario teve a possibilidade de conhecer diretamente figuras de salesianos eminentes. Para sermos mais exatos, tal sintonia teve origens ainda mais remotas. A reunir os seus pais foi de fato o mesmo P. Enrico Pozzoli SDB, que tanta parte teve no crescimento humano do futuro Papa.

Por Héctor Daniel Vargas

Em 1934 Francisco José Mario Bergoglio tinha 26 anos: era empregado e vivia com os Pais em Flores (Buenos Aires), enquanto Maria Regina Sivori, 22 anos, vivia com os seus, em Almagro, também Buenos Aires. O P. Enrico Pozzoli, sacerdote da Sociedade de Dom Bosco, foi o “intermediário” entre as duas famílias, ambas de origem italiana, como o era ele também.

Bergoglio e Sívori decidiram unir suas vidas: casaram quinta-feira, 12 de dezembro de 1935, na Paróquia salesiana de São Carlos, um dos lugares símbolos de Almagro, que também acolhe a Imagem de Maria Auxiliadora, benzida pelo próprio Dom Bosco.

Mario e Regina decidiram também viver perto da Basílica de São José de Flores, em Varela, 268, entre a Avenida Juan Bautista Alberdi e Jose Bonifacio, em Buenos Aires. Era uma casa de recente construção, que ainda se conserva: um apartamento simples – cozinha, banheiros, sala de estar, quintal, dois quartos (térreo e sobrado).

Poucos dias depois iniciou 1936, com um mundo que ainda lutava por refazer-se da recessão econômica. E na quinta-feira, 17 de dezembro de 1936, pelas 21, Regina e Mario viram nascer em sua casa o seu primeiro filho. Chamaram-no Jorge Mario.

Longe, no Vaticano, a saúde do Papa Pio XI melhorava ligeiramente: um Papa sofria em Roma e outro nascia a Buenos Aires.

A oito dias do nascimento, no dia de Natal, Jorge Mario era batizado pelo mesmo P. Pozzoli, na igreja salesiana São Carlos, do bairro Almagro.

Três dias depois o pai o inscrevia no Registro Civil. Depois a Família se ampliou com a chegada de outros filhos e se transferiu para Membrillar, 538, deixando o Bairro Flores.

No “fim do mundo” começava a viver o primeiro Papa do Continente Americano.

Publicado em 17/06/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês