Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

11/12/2014 - Bélgica - Organizações de voluntariado reúnem-se no ‘Don Bosco Youth-Net’
Fotos do artigo -BÉLGICA – ORGANIZAÇÕES DE VOLUNTARIADO REÚNEM-SE NO ‘DON BOSCO YOUTH-NET’
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS - Heverlee) – Terça-feira, 9 de dezembro, a Secretaria Internacional do ‘Don Bosco Youth-Net’ (DBYN), sediou em Heverlee, Bélgica, um encontro para as organizações de voluntariado, visando iniciar entre si uma cooperação muito maior.

Por Rein Meus

Participaram os membros do 'staff' de ‘Volontariat Bewegt’ e 'Jugend Eine Welt', da Áustria; os voluntários de ‘Jeugddienst Don Bosco’, da Bélgica; os de ‘Don Bosco Volunteeers’ da Alemanha; os Representantes de ‘SAMEN’, da Holanda; e os de “Bosco Volunteer Action”, do Reino Unido. O encontro foi coordenado por Ela Jakubek, formadora do DBYN, também empenhada na organização do voluntariado polonês “SWM”.

Visto que era a primeira vez que as organizações se incontravam em um contexto formal, o programa foi principalmente orientado a favorecer o conhecimento mútuo, dos voluntários. Foram evidenciadas as boas práticas de cada um e os desafios nos cinco principais âmbitos do voluntariado: seleção, formação, atuação, avaliação, empenho continuado.

Um dos desafios comuns individuado foi a divergência de visão acerca do voluntariado, por parte das várias organizações: as que enviam voluntários tendem a considerá-lo como um processo de formação, enquanto que as organizações que recebem os voluntários pensam com frequência que seja uma ocasião para ter à disposição um operador a mais.

O segundo objetivo do encontro foi definir se é necessária uma cooperação maior e que papel o DBYN poderia desempenhar em tal sentido.

Todos consideraram bom o encontro e expressaram o seu interesse por que se organizem outros regularmente, para desenvolver uma base comum a ser utilizada dentro de poucos anos, e desenvolver um projeto de cooperação, em larga escala, junto à União Europeia.

O DBYN está agora definindo o seu plano geral para o período 2015-2017. 

Publicado em 11/12/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês