Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

11/11/2014 - Índia - Conferência Nacional 2014 ‘Educação nas Escolas Salesianas’
Fotos do artigo -ÍNDIA – CONFERÊNCIA NACIONAL 2014 ‘EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS SALESIANAS’
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Mumbai) – A Conferência Nacional 2014 sobre a Educação nas Escolas Salesianas (NECDBS, em inglês) encerrou-se domingo passado, 9 de novembro, em Mumbai, na Escola Internacional “Don Bosco Matunga”. O dia, denso de sessões e atividades, pôs termo aos trabalhos dos 142 Diretores e Delegados Escolares de toda a Índia salesiana, reunidos em conferência de 6-9 de novembro.

O último dia da NECDBS iniciou com as orações da manhã no Santuário de Maria Auxiliadora. Em seguida, o P. Maria Arokiam Kanaga, Conselheiro Regional para a Ásia do Sul, presidiu a Conconcelebração Eucarística, durante a qual refletiu sobre a festa litúrgica da Dedicação da Basílica Lateranense e sublinhou que as Escolas salesianas devem continuar, ou tornar-se, templos do saber, nas quais Deus tenha o papel central.

Depois, na primeira sessão do dia, o P. Fábio Attard, Conselheiro Geral para a PJ, interveio com videoconferência desde Melbourne, Austrália. O P. Attard disse aos participantes que o “Quadro Referencial da PJ Salesiana” é um processo que se inicia na periferia da Congregação mas que é levado à frente por toda a Congregação. Observou também que numa Escola o Diretor acadêmico tem o papel fundamental da animação salesiana. E exortou os Delegados a colocar os alunos e o seu bem-estar no centro de todas as atividades, alertando-os contra a possibilidade de se tornarem escravos de uma lógica de eficientismo que relega  à exclusão as pessoas.

Na sessão seguinte, o P. Maria Charles levou a discussão para as sugestões e indicações com que levar adiante a Associação das Escolas Salesianas. Seguiu-se uma compartilha vivaz e apaixonada, com a presença do ator Boman Irani, que a partir da sua experiência pessoal sublinhou o valor do acompanhamento.

Ao termo dos trabalhos, o P. Kanaga disse aos Delegados escolares que havia apreciado seus esforços nas escolas e recordou a centralidade da radicalidade evangélica, tão sublinhada pelo Capítulo Geral 27. Nesse contexto levantou alguns questionamentos fundamentais sobre o tema, destinados a provocar meditação e reflexão.

Publicado em 11/11/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês