Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

18/8/2014 - Itália - Mensagem da Madre Yvonne Reungoat para o Reitor-Mor dos Salesianos padre Ángel Fernández Artime
Fotos do artigo -ITÁLIA - MENSAGEM DA MADRE YVONNE REUNGOAT PARA O REITOR-MOR DOS SALESIANOS PADRE ÁNGEL FERNÁNDEZ ARTIME

(ANS - Roma) – No prodigioso dia 16 de Agosto, as colinas que circundam a Basílica de Dom Bosco pareciam reunir com alegria aqueles que, naquele lugar, tiveram suas raízes: Dom Bosco, em primeiro lugar, mas também Madre Mazzarello e a família do Papa Francisco. Por isso, a mensagem que Madre Yvonne Reungoat, Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, enviou para o Reitor-Mor, tem um significado especial.

A Madre ressaltou a intensa preparação para o evento, que viu empenhadas as Filhas de Maria Auxiliadora de todo o mundo, e enfatizou as raízes carismáticas em comum: "Na condição de Instituto diretamente fundado por Dom Bosco, convidei as FMA a viver este evento como uma possibilidade de forte renovação no entusiasmo vocacional; de ação de graças pelo grande dom do carisma salesiano na salvação dos jovens de todas as idades e contextos culturais; de esperança para o futuro.

Estamos certas de que Maria Domenica Mazzarello, do céu, se alegraria pelo bicentenário de nosso comum Pai e Fundador, de quem tinha percebido a sintonia singular com o trabalho que ela vinha realizando com as moças, intuindo a santidade da vida dele já a partir do primeiro encontro, em Mornese: "Dom Bosco é um santo e eu o sinto!" Nele estão nossas raízes. Em seu coração ainda está guardado o grande sonho que se atualiza cada dia em nosso Instituto: sermos Monumento vivo de gratidão a Maria Auxiliadora. Com simplicidade, Madre Mazzarello salientou: "As Constituições, quem nos deu, foi Dom Bosco. Ele sabe o que Nossa Senhora quer de nós, convidando assim as FMA a vivê-las como caminho privilegiado de santidade.

No bicentenário que se inicia, e que, surpreendentemente coincide com o Ano da Vida Consagrada, queremos nos perguntar como fazer resplandecer o Monumento vivo do Instituto, como dar-lhe novamente vitalidade e frescor carismático. O segredo disso está nas intuições de Dom Bosco, atualizadas e vividas em Mornese, com estilo feminino. Nós as sintetizamos no tema do Capítulo Geral XXIII: “Ser hoje com os jovens casa que evangeliza".

Madre Yvonne também enfatizou a promessa de futuro e impulso renovador que este bicentenário traz: "Com a mesma paixão acolhemos do senhor, padre Ángel, na qualidade de décimo sucessor de Dom Bosco, o relançamento do ano de celebração. A Estréia 2015, da qual o senhor nos enviou uma síntese com antecedência, identifica no lema Como Dom Bosco, com os jovens, para os jovens", uma oportunidade de relançar um caminho de fidelidade ao chamado que Dom Bosco sentiu, ouviu, e traduziu em vida.

Estamos convencidas com o senhor, padre Ángel, de que o dom de Dom Bosco para a Igreja e a Família Salesiana deverá lançar-nos com a maior força possível para a missão de educar evangelizando, e deverá traduzir-se em verdadeira conversão pastoral, como pede o Papa Francisco, e interessar todos os grupos da Família Salesiana.

A mensagem termina com um agradecimento aos Salesianos por seu ministério e a fraternidade e com um desejo: "Ao senhor e a todos os Salesianos o augúrio de atualizar Dom Bosco hoje. Nosso fundador suscita entusiasmo e admiração em toda parte: um sinal de que é capaz de falar aos jovens e atraí-los com seu carisma. Os salesianos arriscam por Deus e por Dom Bosco com o fim de realizar o seu sonho, que é o sonho de vida e felicidade para os jovens. Um sonho de um futuro centrado na qualidade das relações fortemente humanizadas e evangelizadoras, no espírito de família. "

A mensagem completa encontra-se no site das FMA.

Postado em 18/08/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês