Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

17/2/2014 - Venezuela - Assassinados dois religiosos salesianos. Profanada a Capela
Fotos do artigo -VENEZUELA – ASSASSINADOS DOIS RELIGIOSOS SALESIANOS. PROFANADA A CAPELA

(ANS – Valência) – Pela meia-noite de sábado, 15 de fevereiro, foram mortos dois salesianos da Comunidade religiosa do Colégio Dom Bosco, de Valência (Venezuela). Mediante comunicado de imprensa “Os Salesianos de Dom Bosco e a Família Salesiana exprimem profunda dor e preocupação pelos atos de violência cometidos na Comunidade do Colégio Dom Bosco, de Valência”. Eis o texto integral:

A Igreja Católica, na Venezuela, sofreu uma perda irreparável pela morte de dois religiosos da Família Salesiana, que com grande dedicação se dedica a servir a muios jovens necessitados, no vasto âmbito educativo do País.

Comunicamos com profunda amargura no coração esta trágica e dolorosa notícia: pela meia-noite do dia 15 de fevereiro, dois jovens, armados, entraram no Colégio Dom Bosco, de Valência, e por meio de uma ação violenta orientada à rapina assassinaram brutalmente dois anciãos: o P. Jesús Plaza, de 80 anos, e o Salesiano Irmão, Sr. Luis Sánchez, de 84 anos. Na luta para defender os seus coirmãos, foi ferido também o Diretor da Comunidade, P. David Marín, que, imediatamente submetido a intervenção cirúrgica, está fora de perigo.

Além dos abusos violentos nos ambientes da Comunidade, os facínoras entraram na Capela, ultrajaram e profanaram o Santíssimo Sacramento, roubando ornamentos e vasos sagrados.

O P. Jesús Erasmo Plaza Salessi nasceu em 2 de junho de 1934, em La Mesa de Ejido, no estado de Mérida. Fez a primeira profissão salesiana no dia 8 de setembro de 1952 e foi ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1962, na Cidade de Guatemala, Guatemala, onde também fez os estudos de Teologia. Desempenhou o seu ministério sacerdotal com simplicidade, fraternidade e especial dedicação apostólica, quase sempre no âmbito da paróquia.

O Sr. Luis Edilberto Sánchez Morantes era originário de Boavita (Boyacá, Colômbia), onde nasceu em 23 de outubro de 1929. Professou a primeira vez como salesiano em 16 de agosto de 1956 em Los Teques (Venezuela). Seus estudos acadêmicos estiveram orientados à formação técnica com menção comercial, coisa que lhe permitiu uma longa e qualificada presença como religioso educador por entre os jovens dos Institutos salesianos de Sarría, de Puerto La Cruz e de Valência – Dom Bosco.

Junto com a dor pela perda desses dois idosos religiosos salesianos, sentimo-nos também profundamente angustiados pelos dois jovens que, confusos em suas almas, se lançaram a esses atos de vandalismo, com os quais também truncaram a vida de dois Homens totalmente devotados ao bem-estar das crianças, dos adolescentes e dos jovens mais pobres e necessitados.

Como Família Salesiana repudiamos todos os atos de violência dirigidos a quem quer que seja. Pedimos às Autoridades competentes se esclareça o acontecido, a fim de que possamos continuar pelas sendas da justiça social e da paz, de que tanto carecemos nestes últimos anos.

Convidamos a todos a fazerem uma prece pelo eterno descanso do P. Plaza e do Sr. Sánchez. Exortamos ao mesmo tempo a estar alertas e ativos para continuar a construir a sociedade venezuelana mediante a acolhida e a paz comum. A morte desses dois religiosos, que se dedicaram incondicionalmente à educação dos pobres, não fique impune. A memória de suas virtudes nos motivem a continuar na luta constante por um país livre e em paz”.

Publicado em 17/02/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês