Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

3/10/2012 - Malta - PE: “BOSCOcrew” e a construção de ambientes educativos
Fotos do artigo -MALTA – PE: “BOSCOCREW” E A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES EDUCATIVOS

(ANS – Sliema) – BOSCOcrew é uma casa de produção audiovisual dos Salesianos, em Malta, cuja finalidade é promover a formação integral e a evangelização, através da mídia. O projeto BOSCOcrew, inspirando-se nos critérios de Dom Bosco, usufrui da fase de produção da mídia como um percurso de educação não formal e oferece um espaço no qual os jovens podem crescer em competência e criatividade.

Os agentes de BOSCOcrew empenham-se por ler os sinais dos tempos, a fim de contribuir para uma mudança de cultura. Buscando e abraçando valores humanísticos, entendem chegar a um encontro final pessoal com Deus.

Nos últimos 30 anos surgiram em Malta várias casas de produção. Entretanto os salesianos do país não conceberam o projeto BOSCOcrew apenas como um dos tantos sujeitos que oferecem esse tipo de serviços, mas antes como um espaço de educação e acompanhamento, que estimula o protagonismo juvenil e permite o desenvolvimento humano e espiritual. Não por acaso a sede do BOSCOcrew é a mesma do Oratório salesiano de Sliema; e isso lhe garante tanto o contato cotidiano com os membros da comunidade salesiana quanto a atmosfera amiga e familiar. As produções de filme, programas multimidiais e rádio-tevê, tornam-se por isso contextos em que os jovens vão-se impondo como protagonistas e educadores de outros jovens.

Estimulados por essa realidade e pela exortação do Reitor-Mor de que “todo salesiano é educador-comunicador-evangelizador”, os  salesianos de Malta pensaram em dar maior impulso a essas iniciativas. No passado mês de abril, os responsáveis das escolas católicas de Malta reuniram-se para promover a educação à mídia. O Delegado para a Comunicação Social da Arquidiocese de Malta sublinhou na ocasião como a educação à mídia não se refira apenas à oferta de habilitações, mas compreenda essencialmente a formação dos jovens ao uso crítico da mídia.

Por proposta do salesiano P. Eric Cachia foi então lançado o projeto “FilmE”, que irá envolver todas as escolas católicas de Malta num projeto semelhante ao de BOSCOcrew. Será dirigido a jovens de 13-14 anos e programará um percurso de acompanhamento para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, através da linguagem da mídia. A realização de um filme será sobretudo um instrumento pedagógico, visando-se no projeto mais o processo que resultado final.

A Dra. Marianne Lauri, Pró-Reitora da Universidade de Malta e docente de Psicologia e de Educação à mídia, aplaudiu calorosamente essa iniciativa salesiana. O projeto será administrado por jovens adultos e fornecerá um espaço de criatividade no qual as tomadas fílmicas, a récita, a montagem servirão aos participantes para aprender a colaborar e a conhecer e respeitar os sentimentos dos outros.
 
Segundo a visão dos agentes de BOSCOcrew as tecnologias e a era digital que informam a atual sociedade não são “fantasmas” de se perseguir mas linguagem das novas gerações, que oferecem oportunidade para afirmar valores e indicar perspectivas de sentido.
 
Publicado em 03/10/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês