Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

4/6/2012 - Portugal - PE: Uma escola sócio-desportiva ao serviço de crianças e jovens desprotegidos
Fotos do artigo -PORTUGAL – PE: UMA ESCOLA SÓCIO-DESPORTIVA AO SERVIÇO DE CRIANÇAS E JOVENS DESPROTEGIDOS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Funchal) - Está em pleno funcionamento a ‘Escola Desportiva Mais dos Salesianos do Funchal’ (Madeira-Portugal), uma parceria entre a Fundação Real Madrid, promotora do projeto, e a Obra salesiana.

A escola sócio-desportiva iniciou a sua atividade no dia 24 de outubro de 2011, tendo 100 crianças como número máximo inicial. Sendo uma proposta da Fundação Real Madrid, em parceria com a Procuradoria das Missões Salesianas de Madrid, apoiada pelo Banco Popular que financia o projecto, esta escola sócio-desportiva, oferece já oportunidades várias a muitas crianças que são acolhidas nesse Centro salesiano.

O ato inaugural da “Escola Desportiva Mais dos Salesianos do Funchal” decorreu no passado dia 24 de abril: consistiu num musical de homenagem a Dom Bosco participado por todas as crianças devidamente apoiadas por Professores e Voluntários que as prepararam. O espectáculo desenrolou-se nos espaços da Escola Salesiana de Artes e Ofícios, seguido de um jantar-convívio para crianças, jovens, famílias e para todas as pessoas envolvidas no projeto.

Estiveram presentes ao ato inaugural – para além das entidades públicas locais encabeçadas pelo Sr. Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Alberto João Jardim –, o Diretor da Obra salesiana, P. Fernando Eusébio de Castro; o Diretor Gerente da Fundação Real Madrid, Dr. Julio González; e o Procurador das Missões Salesianas de Madrid, P. Agustín Pacheco, entre outros membros das instituições que promoveram a iniciativa.

Dadas as características do projeto, toda a dinâmica da festa de inauguração andou à volta da música, do teatro, do canto e até do desporto, sintonizando com todo o trabalho que o mesmo Dom Bosco desejava para os seus ambientes educativos.

O projecto visa crianças e jovens, de 6-13 anos, mais desprotegidos socialmente e que possam beneficiar do desporto (futebol e natação), bem como das artes, do apoio escolar e do acompanhamento psicoafetivo. As famílias também são atendidas no âmbito do projeto.

O trabalho desenvolvido com estas crianças é apoiado a nível de recursos materiais por várias empresas locais e nacionais que colaboram no fornecimento da alimentação e no material necessário para todas as atividades.

Neste momento, são acolhidas diariamente na ‘Escola Desportiva Mais Salesianos Funchal’ 81 crianças. Acompanham as crianças 60 Voluntários, a Equipe Coordenadora do projeto (um professor-coordenador desportivo, uma psicóloga-coordenadora de atividades socioeducativas, um treinador) e o Coordenador Salesiano do Projeto, no momento o P. Álvaro Lago, também Coordenador de Pastoral da Obra.

Publicado em 04/06/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês