Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

15/4/2013 - RMG - Projetação europeia, e instrução e formação profissional salesiana
Fotos do artigo -RMG – PROJETAÇÃO EUROPEIA, E INSTRUÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL SALESIANA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – De 12 a 14 de abril realizou-se na Casa Geral de Roma o primeiro encontro dos responsáveis e técnicos da 'Projetação' européia das escolas e dos centros de formação profissional salesianos da Europa. Do encontro, promovido pela Secretaria da Escola e Formação Profissional do Dicastério para a PJ, participaram 25 profissionais do setor, procedentes da Bósnia, Grã-Bretanha, Itália, Malta, Cossovo, Polônia, Espanha, Hungria.

Protagonistas desse encontro foram salesianos ou leigos já empenhados na área da 'projetação'. O encontro havia programado um primeiro momento de formação sobre os programas de 'projetação' européia e um segundo de debate sobre os possíveis procedimentos e sinergias a serem ativadas para trabalhar em rede com os referentes em cada Inspetoria, a fim de melhorar o conhecimento e a cooperação entre os variados centros salesianos.

O encontro, além disso, proporcionou amplos conhecimentos no setor da 'projetação' européia, sobre a figura do europrojetador, sobre os principais programas e linhas de financiamento no setor da instrução e da formação profissional. Para tal fim foi definido um mapa das numerosas tipologias de oportunidades existentes em nível europeu com indicações e instrumentos com que estruturar projetos coerentes com a missão dos centros salesianos e alinhados com os critérios da Comissão Européia.

Outros temas de estudo foram as modalidades de estruturação e um “Programa-Modelo”, informações necessárias para publicação de concursos, apresentação de propostas, esquemas de financiamento de se usar, procedimentos e critérios de avaliação, parceiro e consórcio na 'projetação' e na análise das “boas-práticas”.

O encontro concluiu-se com a assunção de alguns empenhos tendo em vista maior visibilidade e eficiência para o futuro, na área da 'projetação' européia salesiana:

  • trabalho partilhado e coordenado através de plataforma digital para a compartilha de contatos, recursos e experiências sobre os programas de mobilidade europeia e de cooperação na área da instrução e da formação nas Inspetorias;
  • estudo da convocação 2014-2020, para uma condução e gestão mais corretas dos projetos comunitários europeus.

A finalidade do encontro, do trabalho compartilhado e programado visa dar suporte, maior eficácia e visibilidade ao trabalho que os Salesianos realizam em favor do mundo juvenil. Os programas comunitários europeus de financiamento representam importantes instrumentos para a criação de novas oportunidades de desenvolvimento e emprego laborativo. A participação em programas comunitários requer um aprofundado conhecimento das políticas da União Europeia, das várias fases de vida de um projeto, dos procedimentos e dos critérios de avaliação, como também das modalidades para a gestão e a prestação de contas dos projetos.

Publicado em 15/04/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês