Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

24/7/2012 - Itália - Projeto Europa: sétimo encontro da Comissão
Fotos do artigo -ITÁLIA – PROJETO EUROPA: SÉTIMO ENCONTRO DA COMISSÃO
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Turim) – A Comissão para o Projeto Europa (PE) reuniu-se de 21 a 23 de julho em Valdocco, Turim. Foi o sétimo encontro desde que foi constituída pelo Reitor-Mor em 31 de janeiro de 2009. Tendo o P. Ivan Marianovic, Inspetor da Croácia, concluído o seu mandato, entrou a fazer parte da Comissão o P. Mark Tips, Inspetor da Bélgica Norte.

A Comissão tem alternado até agora os seus encontros entre Roma e lugares significativos da Europa: Fátima, Czestochowa, Santiago de Compostela. E não podia faltar um encontro também em Turim, Valdocco: os trabalhos da Comissão foram, assim, ritmados por momentos especiais, como as Eucaristias, celebradas na Basílica de Maria Auxiliadora e nos Aposentos ("Camerette") de Dom Bosco, e a oração pessoal, perante a Urna de Dom Bosco: “O lugar inspirou certamente as nossas reflexões e compartilhas sobre os lugares salesianos e sobre a preparação e celebração do Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco” – disse o P. Francesco Cereda, Coordenador da Comissão.

A Comissão se concentrou antes de tudo sobre a preparação do IV Encontro dos Inspetores da Europa, que se fará no “Salesianum” da Casa Geral proximamente, de 30 de novembro a 2 de dezembro. Tratar-se-á de um encontro de avaliação do Projeto Europa, a partir de quando foi assumido por toda a Congregação no CG26, em 2008. Entrementes a fisionomia da Europa e das Inspetorias salesianas europeias mudou notavelmente.

“O PE é uma realidade jovem, com apenas quatro anos de vida. Mas são exatamente os primeiros passos os mais decisivos. É por isso importante avaliar o caminho feito – prossegue o P. Cereda –. Na avaliação por-se-á especial atenção sobre a compreensão e a aceitação do PE, por parte das 29 Inspetorias Europeias. Passar-se-ão em seguida em resenha as três áreas da sua concretização: revitalização endógena do carisma, redimensionamento das presenças nas Inspetorias, experiência de acolhida aos missionários e do seu envio”.

Não poderá faltar enfim uma consideração sobre as expectativas que o projeto tem suscitado, e sobre o caminho que está por fazer. Será preciso pois perguntar-se quais de fato sejam os aspectos por fortalecer e quais os aspectos por melhorar na realização do PE. Há ainda um caminho promissor por cumprir, que demandará mais empenho e envolvimento das Inspetorias Europeias e de toda a Congregação. Por isso no Próximo encontro dos inspetores da Europa estará presente todo o Conselho Geral.

A Comissão refletiu outrossim sobre mais dois temas, que serão objeto do encontro dos Inspetores: a nova evangelização para a transmissão da fé cristã na Europa; e a atenção e o empenho salesiano na Europa, perante o fenômeno das migrações. Refletiu também sobre o novo cenário das Regiões na Europa, em vista do CG27.

Para concluir, a mesma Comissão se avaliou a si mesma, especialmente no que diz respeito aos empenhos operativos assumidos para o biênio 2011-2012. Os quatro Setores – PJ, CS,  Missões, Formação - apresentaram os processos realizados e as intervenções atuadas; analogamente fizeram os três Conselheiros Regionais da Europa. Produziu-se um intercâmbio enriquecedor e um estímulo recíproco para continuar no empenho de animação até ao CG27.

Publicado em 24/07/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês