Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

21/11/2013 - Itália - Dom Bosco deixa a Sicília, mas fica mui viva sua lembrança
Fotos do artigo -ITÁLIA – DOM BOSCO DEIXA A SICÍLIA, MAS FICA MUI VIVA SUA LEMBRANÇA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Palermo) – A Urna com a Relíquia insigne de Dom Bosco concluiu ontem, 20 de novembro, em Alcamo, a sua peregrinação pela Sicília. Segundo as estimativas da Inspetoria foram mais de 100mil os fiéis que aproveitaram da ocasião para encontrar-se com Dom Bosco e pedir sua intercessão.

“A Sicília tem sempre demonstrado um grande afeto por Dom Bosco e continua a demonstrar-lho. Vimo-lo nestes dias! – declarou o P. Gianni Mazzali, Inspetor dos Salesianos da Sicília –. Foi intenso o impacto espiritual, o fascínio humano, e sobretudo o estímulo apostólico”.

Não foi uma evocação nostálgica do passado nem uma revisitação histórica. Foi sim a visita de um “amigo especial”: “Dom Bosco finalmente aqui está, na Sicília, e jamais deixará esta terra” – foram as palavras saudosas do Dom Salvatore Gristina, Arcebispo de Catânia.

Os 4.000 voluntários deram tudo o que tinham para que a festa pudesse contagiar a todos. As 35 cidades visitadas, primeiro esperaram, depois velaram a relíquia também durante as horas noturnas. Muitas as Catedrais que acolheram a Urna. Procissões coreográficas, encontros com alunos e ex-alunos se fizeram em todos os lugares, embora a densa programação permitisse a parada da Relíquia em cada localidade por apenas poucas horas.

O afeto para com Dom Bosco uniu toda a população. Em Randazzo, que em 1879 foi a sede da primeira Casa salesiana na Sicília, também recebeu a Urna, embora ali atualmente não haja mais nenhuma comunidade salesiana: “Sois vós, hoje, aqui o Dom Bosco vivo!” – disse o Inspetor aos fiéis presentes. Grandes festas foram igualmente preparadas em Cesarò, berço de numerosas vocações salesianas.

Outros momentos especiais foram os  encontros com os imigrantes no porto de Pozzallo e com os imigrados residentes na cidade de Piazza Armerina e na Obra Santa Clara, de Palermo. Mui tocante a visita de Dom Bosco às prisões de menores em Bicocca e Malaspina, onde os pequenos residentes renovaram perante Dom Bosco o seu empenho por “tornar-se cozinheiros e ‘pasticceri’, para vencer a partida da vida”.

“Uma experiência histórica esta e única – declara a Irmã Anna Razionale, Inspetora das Filhas de Maria Auxiliadora, da Sicília –, que aviva a paixão por Deus e pelos jovens, segundo o estilo de Dom Bosco, que não olhou para canseiras e sacrifícios, e trabalhou unicamente pela sua salvação”.

Publicado em 21/11/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês