Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

10/6/2013 - RMG - Procuradorias Missionárias Salesianas janelas da Congregação para o Mundo
Fotos do artigo -RMG – PROCURADORIAS MISSIONÁRIAS SALESIANAS JANELAS DA CONGREGAÇÃO PARA O MUNDO
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – De 7 a 9 de junho decorreu na Casa Generalícia, de Roma, o encontro anual dos Responsáveis pelas cinco Procuradorias Missionárias Internacionais, da Congregação Salesiana, último dos seus encontros antes do Capítulo Geral 27.

Coordenados pelo P. Václav Klement, Conselheiro para as Missões Salesianas, e pelo Sr. Jean Paul Muller, Ecônomo Geral, participaram do encontro os Responsáveis das grandes Procuradorias Missionárias, que respondem diretamente ao Reitor-Mor: P. George Menamparampil (Bosconet, Índia); P. Mark Hyde e o Sr. Jaime Correa (Nova Rochelle, EUA); P. Pierluigi Zuffetti (Missões Dom Bosco de Turim); P. Agustín Pacheco (Missões Salesianas, Espanha); P. Clemens Schliermann e o Sr. Nelson Penedo (Don Bosco Mission, Bonn, Alemanha).

O Reitor-Mor falou duas vezes. Sexta-feira, 7 de junho, agradeceu a todos os Diretores das Procuradorias pelo trabalho levado a termo no último sexênio e partilhou uma reflexão, sob o ponto de vista cristão, sobre a atual crise financeira e econômica mundiais. Na ocasião sublinhou o papel das Procuradorias Missionárias, não só para a arrecadação fundos mas também pela sua contribuição à evangelização no mundo da economia, onde com freqüência vigora a cultura do lucro, descurando os necessitados. No dia seguinte, durante a Eucaristia do Coração Imaculado de Maria, apontou o caminho de fé de Maria como paradigma para cada discípulo e missionário de Cristo.

No primeiro dia o grupo também participou de uma sessão do Conselho da ‘Don Bosco Network’ – composto pela Presidente, Sra. Joanna Stozek, e por outros três Conselheiros – sobre o intercâmbio operativo para a “Capacity building” (capacitações) dos “Escritórios de planejamento e desenvolvimento” (PDO, em inglês) nas Inspetorias; e sobre as “Linhas guias para as emergências”, que serão ultimadas até o fim do ano.

A visita à ‘Tipografia Vaticana’, à Capela “Redemptoris Mater” e um encontro fraterno com a Comunidade salesiana, no Vaticano, na noite de sábado, constituiu uma ocasião para rezar e para sentir-se em plena sintonia com a Igreja Católica.

Foram partilhados e avaliados os caminhos realizados nos últimos seis anos, segundo a Programação do Reitor-Mor (2008-2014). Emergiram alguns temas novos, relativos a novos paradigmas: casos de benfeitores que pedem para tornar-se protagonistas de projetos missionários; a necessidade da máxima transparência, em todos os níveis, no âmbito da arrecadação e distribuição dos fundos pelas Missões; o desenvolvimento de novos métodos de comunicação com a Sociedade e com os Benfeitores, não só através das redes sociais mas também através das dinâmicas ‘P2P’ = ‘People To People’. Com grande satisfação registrou-se também o crescimento da identidade salesiana das Procuradorias, tanto pela formação dos colaboradores quanto pelos critérios adotados nas operações.

O encontro indicou também alguns processos necessários e estratégicos para aumentar a solidariedade missionária, válidos também para depois do Capítulo Geral 27:

  • Motivar os Salesianos a abrir novas Procuradorias Missionárias em todas as Inspetorias, também nas realidades mais pobres, da África, da Ásia e da América, como se deu com o nascimento e a consolidação da Procuradoria regional de Nova Délhi (Índia, 2009).
  • Manter a freqüência anual dos seminários para os vários agentes da solidariedade missionária salesiana: as Procuradorias inspetoriais, os PDO, as Ongues Pró-Missões…
  • Manter a formação à arrecadação de fundos e à administração dos salesianos, através de cursos regionais de três semanas, iniciando na Ásia Sul e na África-Madagascar. Para isso está prevista uma iminente publicação, também em francês e português, dos Atos dos seminários para os PDO (Hyderabad, 2011) e as Procuradorias inspetoriais (Bonn, 2012).
  • Investir na visibilidade da Congregação e do seu trabalho pelos Jovens, passando para além de quanto já não dizem as 60 diferentes edições do Boletim Salesiano.

No final foi repisada a gratidão do Conselho Geral e de toda a Congregação às cinco grandes Procuradorias Missionárias salesianas: pelo notável volume de ajudas que coletam, sobretudo por serem cada vez mais ‘janelas da Congregação para o Mundo’ e ‘janelas do mundo para a Congregação”.

Publicado em 10/06/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês