Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

13/5/2013 - Bélgica - Educar e evangelizar é colaborar com Deus
Fotos do artigo -BÉLGICA – EDUCAR E EVANGELIZAR É COLABORAR COM DEUS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS - Bruxelas) – Encerrou-se ontem, 12 de maio, a visita do Reitor-Mor à Inspetoria São João Berchmans, da Bélgica Norte e Holanda. Ao visitar várias casas, nos encontro mantidos com salesianos, educadores e leigos, o P. Chávez confirmou a importância de uma oferta evangelizadora e educativa de qualidade como melhor serviço aos jovens.

O dia de sexta-feira, 10 de maio, iniciou na Eucaristia. Aos salesianos do Centro Inspetorial de Sint-Pieters-Woluwe, comentando as leituras do dia, o Reitor-Mor disse: “Quem quer que se empenhe, hoje como ontem, no vasto e minado campo da difusão da Palavra, na tarefa missionária, acabará certamente de encontro a enormes tribulações; mas vem-lhe garantida a alegria. É a alegria de pôr no mundo um ‘homem novo’, de ver reconstruídas pessoas destruídas, de devolver sentido e vitalidade a existências desfolhadas e fenecidas, de ver desabrochar o sorriso em semblantes até pouco desalentados. É a alegria de ver jorrando vida de onde só havia escombros. Este é o milagre da missão. Por que não superar o temor do insucesso, para gozar dessa seguríssima alegria, garantida a apóstolos generosos?”.
 
A manhã transcorreu em Vremde onde, recebido pelo Diretor, P. Jozef Stevens, o P. Chávez visitou a obra salesiana, que mantém um abrigo para a juventude abandonada. Depois se reuniu com a equipe que a anima: o “Salesian Youth Care” é uma organização que congrega sete ongues e dirige treze obras em favor de jovens. O Reitor-Mor congratulou-se pelo trabalho, eficiente e salesiano; gostou da qualidade dos ambientes e do método pedagógico adotado, e voltou a insistir sobre a importância da educação para mudar a sociedade e evangelizar.

De tarde, repartiu para Bruxelas, onde, reuniu-se com o grupo dirigente das escolas salesianas em Flandres, “Don Bosco Education Centre”, que apresentou a realidade escolar salesiana na Bélgica Norte: o projeto que levam adiante e os desafios que ali se enfrenta. Terminando sua fala, na qual estivera relendo a realidade educativo-europeia, por entre desafios e potencialidades, o Reitor-Mor disse: “O meu desejo é que todos os educadores, apesar das dificuldades e dos desafios, possam desempenhar com alegria a sua vocação .… sem ceder ao desânimo que ameaça a profissão, a mais bela das profissões: a de colaborar com Deus para que um ser humano se plasme à sua imagem. De fato um educador é chamado a ser com Ele um criador, espelhando a sua santidade no mundo e contribuindo para a sua glória humana”.

Depois da ceia, em Heverlee (Lovaina), reuniu-se com o pessoal do “Jeugdienst Don Bosco”. Ali os responsáveis e os colaboradores dialogaram com o Reitor-Mor sobre temas, como Fé, futuro da Igreja, Pastoral juvenil salesiana.

Sábado, 11 de maio, foi dedicado à FS. Na casa salesiana de Gante reuniram-se mais de 300 representantes da FS e Amigos de Dom Bosco. Ali o Reitor-Mor presidiu a Eucaristia e recebeu as profissões perpétuas de Antonius Berek (Indonésia) e Simon Edward Nongrum (Índia), dois salesianos enviados à Inspetoria da Bélgica Norte e Holanda no âmbito do Projeto Europa. A festa sucessiva se concluiu com a boa-noite do P. Chávez.

A visita do Reitor-Mor encerrou-se ontem pela manhã. Deteve-se com grande atenção com os salesianos procedentes de outros países – quatro da Índia, que estudam na Universidade Católica de Lovaina, cinco missionários do Projeto Europa – e celebrou a Eucaristia Dominical.

Publicado em 13/05/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês