(ANS – San Antonio de los Altos) – Comunicação social, internete, redes sociais e uso desses instrumentos para uma melhor evangelização foram os temas tratados durante o encontro dos salesianos em formação, da Venezuela, realizado em 8-12 de fevereiro, no Noviciado Sagrado Coração de Jesus, na cidade de San Antonio de los Altos.
Inspirou as atividades do encontro a recente mensagem do Papa Bento XVI para o Dia das Comunicações Sociais, intitulado: “Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”. A influência da mídia na sociedade e entre os jovens é hoje evidente e, afirma o Santo Padre, “a comunicação social e as redes sociais são um modo de levar a evangelização digital a muitas pessoas nesses campos virtuais”.
Como se diz na mensagem, é natural que quem tem fé deseje partilhá-la, com respeito e sensibilidade, entre as pessoas que se encontram nas ambiências digitais; a presença nas redes sociais do debate sobre a fé confirma uma vez mais a relevância da religião no discurso público e social. Todavia, recorda o Papa “se a nossa partilha do Evangelho é capaz de dar bons frutos, fá-lo em última análise pela força que a própria Palavra de Deus tem de tocar os corações, e não tanto por qualquer esforço nosso. A confiança no poder da ação de Deus deve ser sempre superior a toda e qualquer segurança que possamos colocar na utilização dos recursos humanos”.
Dentro desse tema, nos cinco dias de trabalho foram preparados vários laboratórios/oficinas, montados por profissionais, com o objetivo de melhorar o serviço pastoral voltado aos Jovens: referiam-se ao desenho, ao teatro, à música, aos audiovisuais, à internete e à imagem digital. Coordenador do Encontro foi o P. Raúl Biord, Vigário inspetorial e Delegado para a Formação, ladeado pela Dra. Alba Rondon, Delegada Nacional para as Comunicações Sociais.
Os Estudantes de Teologia animaram as atividades esportivas e recreativas: elas favoreceram a partilha e um clima bem jubiloso entre os presentes. Participaram também os jovens aspirantes, do grupo que reside estavelmente em Puerto la Cruz; os pré-noviços e os pós-noviços de La Macarena; os noviços, na qualidade de anfitriões do encontro; e os estudantes de Teologia da obra de Macaracuaym, além de três voluntários vindos de San Fernando de Atabapo, Valência e Molinete. Os tirocinantes, ao invés, não puderam participar, porque empenhados nas atividades acadêmicas. Presente outrossim Dom Luis Tineo, Bispo Auxiliar de Caracas, que compartilhou da sua experiência na área da comunicação social e apresentou o projeto “Igreja Agora” – publicação semanal que capta o sentir difuso entre os fiéis da Arquidiocese de Caracas.
O encontro serviu igualmente para repartir fraternidade e oração entre os formandos, além de permitir aprofundar as oportunidades que a mídia e a tecnologia oferecem em favor da missão salesiana e da abertura de novos caminhos de evangelização.
Publicado em 21/02/2013