Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

17/12/2012 - Argentina - O salesiano que fundou um time de futebol
Fotos do artigo -ARGENTINA – O SALESIANO QUE FUNDOU UM TIME DE FUTEBOL

(ANS – Buenos Aires) – O “Clube Atlético São Lourenço de Almagro” é uma sociedade poliesportiva argentina com sede em Buenos Aires, conhecida principalmente por seu time de futebol. Junto com o Boca Juniors, River Plate, Racing e Independiente, é um dos cinco grandes times argentinos. Poucos teriam podido imaginar semelhante sucesso quando o time nasceu num oratório salesiano, graças ao devotamento do P. Lourenço Massa em favor dos jovens.

O P. Massa, nascido em 1882, em Buenos Aires, de italianos imigrados, consumiu toda a sua vida pelos jovens. Ordenado sacerdote em 1907, foi nomeado no ano seguinte Diretor do Oratório de Santo Antônio de Pádua, no bairro “Almagro”, em Buenos Aires, onde, seguindo o exemplo de Dom Bosco, se empenhou por tirar os meninos da rua.

Almagro era na época um bairro popular com muitos imigrantes e de baixa extração social, em que ao nascer já se era destinado a uma vida de bandido. Os meninos de Almagro, para divertir-se, costumavam jogar pelas ruas um novo esporte chegado da Europa e conhecido pelo nome de “football”.

O P. Massa via-os jogar. Certo dia, ao dar com um guri que, para não perder a bola, quase acabava debaixo de um bonde, fez àquela gentinha uma proposta: poderiam continuar o seu jogo num lugar bem mais seguro e apropriado – o pátio do oratório –, mas com uma condição: que depois participassem da missa e do catecismo – uma vinculação que os rapazes logo aceitaram com muito prazer. Com isso o padre havia conseguido duas coisas: que eles crescessem num lugar seguro e não lhes faltasse a religião.

O primeiro grupo de crianças e adolescentes que aceitaram, definiam-se a si mesmos como “forçados de Almagro”. E muito cedo decidiram-se a formar um verdadeiro clube, com sede no Oratório. Mas o nome “forçados” não agradava ao P. Massa, que o achava... violento, de modo que reuniu-se com os jovens para achar uma alternativa. Um deles propôs que o time se chamasse “Lourenço Massa”, em homenagem ao sacerdote. Mas ele recusou. E tentou, várias vezes, chegar a um acordo: o time levaria sim o seu nome, mas em sinal de devoção ao Santo, viria acompanhado pelo nome do Bairro. Finalmente as duas partes aceitaram: nascera oficialmente o São Lourenço de Almagro.

O P. Massa explicou que o nome “se referia ao valoroso mártir romano São Lourenço e à heróica batalha pela independência  combatida perto da cidade de Rosário” e que exprimia “as virtudes e o empenho necessários para o comum desejo: estar um dia entre os melhores times do futebol argentino”.

Sequer as cores da sociedade tinham sido deixados ao acaso: a camisa do São Lourenço de Almagro, hoje como então, é azul e vermelha, como as cores de Maria Auxiliadora, que, em sua imagem típica, porta uma veste vermelha e um manto azul.

Com o tempo o Time foi crescendo. O oratório e o pátio iam-se enchendo de crianças e de jovens. Os Pais, que iam ver os seus filhos jogar, começaram a frequentar a obra e também... a igreja. Muito cedo criou-se um forte laço de união entre o Bairro e o Oratório. Nasceram depois outros times para outras disciplinas (atletismo, basquete, etc.) e no meio de todos estava o P. Massa, sempre orgulhoso dos ‘seus rapazes’.

Hoje o time de futebol São Lourenço de Almagro conta no seu ‘palmarès’ treze campeonatos argentinos, uma Copa Sul-americana e uma Copa Mercosul.

O P. Massa é também conhecido por outra grande obra em favor da juventude argentina: a fundação, junto com o P. José Vespignani, seu Superior, dos “Exploradores de Don Bosco”, uma versão salesiana do Movimento de Escoteiros. Também a fortuna desse projeto superou as expectativas: nascido ele também em Almagro, difundiu-se ao depois por todo o País.

Publicado em 17/12/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês