Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

29/10/2012 - Espanha - Congresso Nacional da Pastoral Juvenil: os salesianos estão aqui
Fotos do artigo -ESPANHA – CONGRESSO NACIONAL DA PASTORAL JUVENIL: OS SALESIANOS ESTÃO AQUI

(ANS - Valencia) - De 1 a 4 de Novembro, em Valência, será celebrado o primeiro Congresso Nacional da Pastoral Juvenil da Espanha, promovido e organizado pela Conferência Episcopal Espanhola (CEE). O tema do evento será "vós também dareis testemunho (Jo 15:27)". A Pastoral Juvenil Salesiana será representada por 50 delegados, que se dedicam à animação dos momentos de oração e à apresentação das comunidades cristãs juvenis.

O objetivo principal desta conferência, segundo os organizadores, é "descobrir novas maneiras de evangelizar os jovens e garantir que eles próprios sejam testemunhas do Evangelho na cultura de hoje". É a primeira vez que a CEE organiza uma conferência da pastoral Juvenil, que espera atrair cerca de 2.000 participantes entre animadores, catequistas e supervisores que trabalham no campo da pastoral.

A conferência será estruturada em torno de três temas fundamentais. Na sexta-feira, 2 de novembro, o arcebispo de Valência, Dom Carlos Osoro, dará uma palestra intitulada "Para você, a vida é Cristo. O primeiro anúncio"; no sábado dia 3, será a vez do Bispo de San Sebastián, Mons. D. José Ignacio Munilla, do Departamento de Juventude da CEE, que falará sobre "A evangelização dos jovens frente a uma emergência afetiva"; e no domingo dia 4, enfim, o cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, falará sobre "Pastoral da Juventude frente a uma emergência educativa moderna: os ensinamentos de Bento XVI"

No final de cada relação, haverá espaço para uma "ressonância" cujo objetivo é aprofundar, um de cada vez, alguns aspectos específicos da Pastoral da Juventude. Seguindo a mesma metodologia, depois da fala do Cardeal Rylko, o padre salesiano Rosendo Soler, ex-Delegado Nacional para a Pastoral Juvenil Salesiana, falará sobre os itinerários de educação para a fé e o acompanhamento pessoal.

Por ocasião do Congresso, os movimentos, congregações religiosas e outros organismos eclesiais apresentarão, nas várias igrejas de Valência, cerca de 40 experiências do ministério de jovens. Entre estes, o padre salesiano David Cano Charfolé apresentará uma das propostas da Pastoral Juvenil Salesiana, as comunidades cristãs de jovens, que nos últimos anos oferecem propostas para os jovens adultos que completaram um caminho de formação na fé nas paróquias, nas escolas ou nos centros de juventude.

Para o Delegado Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana, padre Koldo Gutiérrez, "o Congresso quer apoiar o Ministério da Juventude da Igreja na Espanha, mostrando os laços de comunhão eclesial e concentrando as reflexões sobre os pontos importantes da transmissão da fé: o primeiro anúncio, o encontro com Jesus Cristo, os itinerários de fé".

"Como Salesianos - afirma padre Gutierrez - congratulamo-nos com este compromisso com os jovens e queremos trazer para o Congresso a nossa história e experiência na Pastoral Juvenil".

A Pastoral Juvenil Salesiana está também profundamente envolvida na preparação dos momentos de oração do Congresso, e quis, desde o início, encontrar uma maneira de estar presente nesta importante iniciativa da Igreja na Espanha. No total, serão cerca de 50 participantes, entre Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, os membros da Família Salesiana e animadores.

Postado em 29/10/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês