Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

24/9/2012 - Brasil - Juventude, educação e práticas educomunicativas
Fotos do artigo -BRASIL – JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS

(ANS – Recife) - Nos dias 14 e 15 de setembro a Inspetoria Salesiana do Brasil-Recife em parceria com a Faculdade Salesiana promoveu o II Fórum Salesiano de Educação e Comunicação. O tema geral proposto foi: ‘Juventude, educação e práticas educomunicativas’.

A palestra de abertura, dia 14, contou com a jornalista, pesquisadora e educomunicadora Cristiane Parente, com o tema geral “Jovens e a comunicação: desafios para a educação”. Enfatizou a importância da aprendizagem e da leitura e outrossim de se construir ecossistemas educomucativos dentro dos ambientes de educação. Trouxe a seguir alguns dados e análise do contexto atual, e exemplos de projetos educomunicativos pelo mundo, especialmente no Brasil, e as possibilidades de uso da mídia em sala de aula.

De maneira transversal colocou a possibilidade do uso dos Meios de três modos: pela leitura crítica; pela apropriação criativa (com os jovens como produtores e mobilizadores); e pela percepção dos Meios como apoio (atualizando conteúdos em sala de aula, contextualizando e envolvendo os alunos enquanto cidadãos), finalizando: “Se a gente quer formar cidadãos mais informados e participativos; (quer ter) uma comunicação para a paz, para a formação de valores, para uma mídia melhor, é preciso entrar com a educomunicação”.

No dia 15 foi a vez da mesa-redonda sobre “práticas educomunicativas”. Os participantes puderam conhecer três iniciativas distintas. A primeira experiência mostrada foi a dos Jovens Conectados, da Comissão episcopal de Juventude, da CNBB, trazida pela publicitária e integrante Clarissa Medeiros. Os jovens com muita propriedade organizam a comunicação e a conduzem de maneira muito profissional e protagonista. Destacaram-se o exemplo da cobertura do «Bote Fé» por todo Brasil, o site <www.jovensconectados.org.br> e a ‘Fan Page’ no Facebook, já com 49 500 curtidores.

A segunda experiência educomunicativa mostrada foi a da ongue Auçuba, que trabalha diversos projetos com adolescentes e jovens. A coordenadora Paula Ferreira mostrou essa atividade, na qual os jovens não só aprendem a produzir vídeos, fotos, publicações mas também sobretudo a desenvolver sua visão de mundo, atuando como cidadãos; e a importância das comunidades, das escolas, de Ongues e Redes.

A terceira experiência foi a do Centro de Comunicação e Juventude (CCJ), de Recife. Ali os jovens de doze comunidades fazem formação para a comunicação e se mobilizam a partir da comunicação.

Na parte da tarde, foi a vez da Coordenadora inspetorial de comunicação, Jakeline Lira, expender uma palavra sobre “Caminhar com a geração internete”. Em sua fala, foi pontuado o conceito de juventude como construção sociocultural, assim como a evolução do conceito de condição juvenil; além de fazer uma pequena análise sobre as características da contemporaneidade, como premissas para se compreender a geração atual. Foi reforçado que mais do que saber mexer em novas ferramentas é preciso entrar nesta nova lógica e estar abertos ao novo e às mudanças, encarando a realidade presente como um desafio positivo, aprendendo a ser e a estar no mundo digital.

Nessa mesma tarde os responsáveis pela comunicação das Casas salesianas do Nordeste e alguns jovens reuniram-se para melhor partilhar as práticas educomunicativas desenvolvidas (ou em projeto) em suas própris realidades locais, ajudando com isso a Equipe Inspetorial de comunicação a diagnosticar e pontuar elementos para planejar futuras atuações.  

No blogue do evento é possível encontrar mais informações, como vídeos e ‘links’ para as fotos: www.fasne.eu.br/forum

Publicado em 24/09/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês