Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

2/5/2012 - Serra Leoa - ‘Don Bosco Fambul’ recebe “Medalha de ouro do Presidente”
Fotos do artigo -SERRA LEOA – ‘DON BOSCO FAMBUL’ RECEBE “MEDALHA DE OURO DO PRESIDENTE”
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Freetown) – Sexta-feira, 27 de abril, Festa da Independência da Serra Leoa, a comunidade salesiana da obra “Don Bosco Fambul” foi recebida pelo Presidente da República, Dr. Ernest Bai Koromana, em sua residência presidencial. Na ocasião o Chefe de Estado entregou aos membros da comunidade a alta honraria da “Medalha do Presidente”, em seu grau “Ouro”, em reconhecimento pelo cuidado dispensado às crianças mais necessitadas.

A cerimônia foi transmitida ao vivo a toda a Nação, por tv. No decorrer da entrevista coletiva à imprensa, logo após a premiação, o Salesiano Irmão, Sr. Lothar Wagner, disse: “Este prêmio honra o nosso empenho e nos encoraja a esforçar-nos por tornar o nosso trabalho ainda mais eficiente no futuro”. E a seguir acrescentou que o prêmio se destina especialmente aos 97 membros – funcionários, voluntários, salesianos – que trabalham cotidianamente pelo bem dos pequenos.

“Hoje, deveriam ser celebrados também os nossos patrocinadores e parceiros especiais” – sublinhou o Salesiano Irmão, de 38 anos. O sucesso do trabalho de ‘Don Bosco Fambul’ – sublinhou – depende em grande parte do suporte dos parceiros alemães; da Procuradoria Missionária de Bonn; da ongue “Dom Bosco no Mundo”; e da austríaca 'Jugend Eine Welt'. “Wi na wan Fambul” – disse o Sr. Wagner, que no dialeto local significa: “Nós somos uma só família”.

No decurso da entrevista, o Sr. Wagner referiu-se também ao veredicto do Tribunal sobre os Crimes de guerra, veredicto que condenou Charles Taylor, ex-Presidente da Libéria, por seu envolvimento nos crimes da guerra civil na Serra Leoa. Definiu o veredicto contra Taylor um passo importante rumo à reconciliação entre os homens. Representa uma pedra milhar no processo de paz em Serra Leoa (ainda que muitas vítimas estejam ainda à espera por justiça): “Foi então que as crianças de hoje foram privadas do seu futuro – disse o salesiano, visto que muitos jovens hoje sofrem a pobreza gerada por aqueles dez anos de conflito. E infelizmente – acrescentou – “graves violações de direitos humanos relativos a crianças e a jovens se vão repetindo ainda hoje”.

O Sr. Wagner denunciou a brutal violência exercida contra os jovens em muitas famílias e escolas. Através da nova linha telefônica para o apoio a menores, ‘Dom Bosco Fambul’ recebe cotidianamente notícias de abusos e violações aos direitos dos mais pequenos. Por isso, o salesiano pediu ao governo que dê o último passo para tornar operativa a lei sobre a adoção, além de uma  participação governativa bem maior na ação de proteger os direitos das crianças e adolescentes.

Concluindo, tratou o Sr. Lothar, salesiano irmão, dos muitos modos de introduzir o sistema educativo do ‘Dom Bosco Fambul’ em todo o país: “A nossa Fé e o carisma de Dom Bosco têm a força necessária para transformar Serra Leoa num país pacífico, que respeite e proteja os direitos das crianças e dos adolescentes”.

Publicado em 02/05/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês