Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

20/9/2011 - RMG - A Congregação salesiana renova o seu compromisso com as Missões
Fotos do artigo -RMG – A CONGREGAÇÃO SALESIANA RENOVA O SEU COMPROMISSO COM AS MISSÕES

(ANS – Roma) – No dia 25 de setembro, o Reitor-Mor dos Salesianos, P. Pascual Chávez Villanueva – no decorrer da Celebração Eucarística, na Basílica de Maria Auxiliadora, de Turim, com início às 12 horas – entregará o Crucifixo e o Mandato missionário a 74 novos expedicionários, chamados a levar pelos cinco Continentes o Evangelho, no estilo educativo de Dom Bosco. A celebração marcará a partida da 142ª Expedição missionária salesiana.

O envio missionário – eco do primeiro feito por Dom Bosco no dia 11 de novembro de 1875 – conta há já alguns anos com a participação de mais grupos da Família Salesiana, inclusive de leigos. Dois anos depois do primeiro envio (em 1875), algumas Irmãs do nascente Instituto da Filhas de Maria Auxiliadora uniram-se aos salesianos missionários que partiam. Nos últimos anos, com o desenvolvimento da sensibilidade e do envolvimento laical, às expedições se juntaram também os Salesianos Cooperadores e Voluntários de ongues salesianas. Neste ano, pela primeira vez, a expedição missionária salesiana conta com a participação das Irmãs da Caridade de Jesus (ex-Miyazaki).

Serão 74 os educadores e evangelizadores que, do berço da salesianidade, partirão para mui diferentes países e nações. Sempre mais numeroso o grupo destinado à nova evangelização do Continente europeu, para o qual a Congregação salesiana deu início em 2009 ao Projeto Europa.

A 142ª Expedição missionária compõe-se de:

  • 31 Salesianos de Dom Bosco. É o grupo mais numeroso. Desses, 14 são destinados à Europa (4 à Bélgica, 3 à Irlanda, 3 ao Reino Unido, 1 à Áustria, 1 à França, 1 à Rússia, 1 à Bulgária); 8 à América Latina (2 à Guatemala, 2 à Venezuela, 2 ao Paraguai, 1 a Cuba, 1 à Argentina); 5 à África (Nigéria, Tunísia, Marrocos, Angola e África do Sul); 2 à Ásia (Índia e Paquistão) e 2 ao Oriente Médio.
  • 21 Filhas de Maria Auxiliadora. Do Instituto fundado por Dom Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello, receberão o mandato 12 missionárias nativas da Ásia (5 do Vietnã, 3 da Coréia do Sul, 3 da Índia e 1 das Filipinas); 5 da Europa (2 da Itália, 1 cada para a Polônia, a República Tcheca e a Espanha); 2 da América (Argentina e México); e 2 da África (Rep. Dem. do Congo e Sudão). A destinação das religiosas será definida após o mandato.
  • 5 Irmãs da Caridade de Jesus. O Instituto das “Caritas Sisters of Jesus”, originário do Japão, funda a sua primeira missão na África, em Juba, capital do neoestado do Sudão do Sul. As irmãs provêm da Coreia do Sul (3), do Japão e do Brasil.
  • 3 membros da ‘Comunidade da Missão de Dom Bosco’. A Comunidade, fundada em Bolonha e formada de leigos, é o último grupo recebido na Família Salesiana. Partem três membros: uma missionária italiana ao Haiti; e um casal de jovens malgaxes que, acompanhados pelo filhinho de um ano, prestarão serviço em Burundi.
  • 14 leigos, membros de ongues salesianas: 9 voluntários italianos do Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento (VIS); 4 jovens espanhóis de ‘Jóvenes y Desarrollo (JyD); e 1 jovem austríaco da ‘Jugend Ein Welt’ (JEW). O grupo representa um número muito mais amplo de voluntários leigos, que já partiram durante o ano com as respectivas ongues.

A celebração será transmitida, graças à produção de ‘Missões Dom Bosco’, em reprise televisual 'satelitar' por Telepace, e em ‘streaming’ em www.missionidonbosco.tv, às 13h30min (GMT+2)

As Missões Salesianas iniciaram em 1875, quando Dom Bosco mandou um grupo de dez missionários à Patagônia, Argentina. Hoje, após 136 anos de história, milhares de religiosos e centenas de leigos se fizeram núncios do Evangelho de Jesus Cristo com o estilo de Dom Bosco em mais de 130 países do Mundo.

Publicado em 20/09/2011 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês