Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

13/5/2011 - Costa do Marfim - Não resolvidos ainda os problemas
Fotos do artigo -COSTA DO MARFIM –  NÃO RESOLVIDOS AINDA OS PROBLEMAS
(ANS – Abidjan) – À distância de quase um mês do entranhado apelo feito pelos salesianos à Comunidade internacional pouco mudou para os refugiados de Duékoué e para toda a população da Costa do Marfim. A missão de Santa Teresa do Menino Jesus continua inundada de pessoas, e no país reina o clima da mais difusa insegurança.

A vitória de Ouattara sobre Gbabgo marcou o fim do conflito armado entre as facções e o início do processo de estabilização política do país. Mas o povo ainda tem muito medo de possíveis represálias e ataques, visto que o conflito assinalou uma profunda divisão entre os seguidores dos dois Presidentes.

Por causa do medo e da inércia internacional, são ainda perto de 30.000 as pessoas que estão na obra salesiana a Duékoué, embora as ambiências possam receber no máximo 8.000 pessoas, em pé. De toda essa gente, alguns perderam a casa nos entrechoques e são por isso obrigados a continuar na missão. Muitos outros, ao invés, dispõem ainda de alguma habitação, e durante o dia deixam a obra salesiana: mas por medo de ficar isolados durante as horas da noite, voltam para dormir na missão.

Um campo para refugiados expressamente pedido pelos salesianos às agências internacionais a fim de garantir os requisitos mínimos de higiene aos desabrigados é ainda inexistente, nem se sabe quando poderá haver ou funcionar. Na obra de Duékoué há agora somente dois salesianos, que não conseguem dar conta das enormes necessidades de todos os flagelados.

Em Abidjan, Capital, onde está a Casa da Visitadoria, a situação é menos dramática. Algumas das atividades com os jovens já foram retomadas, embora se proceda com ritmos menos intensos. Entretanto o medo é o sentimento mais difundido entre a população. E teme-se por uma inesperada retomada de violências.

Publicado em 13/05/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês