Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

27/11/2010 - RMG - Inspetores da Europa - Projeto Europa: caminho feito e por fazer
Fotos do artigo -RMG - INSPETORES DA EUROPA – PROJETO EUROPA: CAMINHO FEITO E POR FAZER
(ANS – Roma) – A acolhida do Projeto Europa, interesses e dificuldades verificados nas Inspetorias, estratégias, atuações e processos realizados no primeiro biênio 2009-2010: esses os núcleos das falas dos três Conselheiros regionais e dos Dicastérios. De tarde a atenção voltou-se para o segundo núcleo do PE: recolocação e redimensionamento.

Coordenados pelo P. Francesco Cereda, Conselheiro para a Formação, os trabalhos do segundo dia do III Encontro dos Inspetores da Europa foram abertos lançando um olhar à caminhada já feita até agora.

O P. Marek Chrzan, o P. José Miguel Núñez e o P. Pier Fausto Frisoli apresentaram como as respectivas Regiões – Europa Norte, Oeste, Itália-Oriente Médio – e as Inspetorias da Europa receberam e entenderam o PE: um quadro amplo e variado, caracterizado por caminhos e peculiaridades de cada Inspetoria e Região. Entre as dificuldades emersas estão a redução numérica dos salesianos, a falta de desdobramentos concretos do PE e o ceticismo difuso em algumas realidades inspetoriais. Por outro lado, há, como sinais positivos, o acolhimento do PE, favorecido pelo interesse do apelo à corresponsabilidade para uma zona da Congregação, à revitalização do carisma, ao renovamento da vida consagrada salesiana e dos modelos de evangelização.

As várias falas em aula dos Inspetores fizeram vir à tona quanto o PE, apesar do seu enunciado simples, seja complexo e articulado. Repisou-se quão fundamental seja para a sua compreensão, atuação e bom sucesso, o primeiro núcleo do PE: a revitalização endógena da vida consagrada salesiana, exortação essa várias vezes acentuada pelo mesmo Reitor-Mor, sobretudo logo após o CG26.

O modelo de trabalho atuado na primeira parte da manhã repetiu-se para os setores de animação da Congregação. O P. Cereda, o P. Fabio Attard, o P. Filiberto González e o P. Václav Klement apresentaram quanto fizeram os respectivos Dicastérios no primeiro biênio 2009-2010, indicando algumas propostas para o futuro.

Ao P. Klement foi concedido mais tempo para a sua exposição: “Terceira área do projeto: Europa, terra de missão”. Recordou o Conselheiro que os primeiros missionários da Europa são os mais de 6000 salesianos já residentes no Continente, que, a partir da sua própria vocação, são chamados a ir aos jovens.

De tarde o P. Pier Fausto Frisoli, Conselheiro para a Região Itália-Oriente Médio, desenvolveu os temas da significatividade, do redimensionamento e da realocação das presenças salesianas nas Inspetorias e na Europa. Esclarecendo a distinção entre “presença” e “obra” salesianas, o P. Frisoli especificou que a primeira se caracteriza pelos consagrados que nela vivem em comunidade a serviço de um território e abertos ao trabalho em rede. Evocando o magistério salesiano – Constituições, Capítulos Gerais e falas de alguns Reitores-Mores – apresentou critérios comuns para redesenhar as presenças salesianas na Europa.

A segunda parte da tarde foi dedicada ao trabalho de grupo: os Inspetores reunidos por Regiões confrontaram-se sobre quais processos iniciar e sobre o que – segundo as Inspetorias, as Regiões e os Setores – perfazer no biênio 2011-2012.
Os textos das relações estão disponíveis em sdb.org, seção do Projeto Europa (PE).

Publicado em 27/11/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês