Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

9/11/2010 - RMG - A fidelidade ao chamado de Deus põe-nos todos os dias em estado de missão
Fotos do artigo -RMG – A FIDELIDADE AO CHAMADO DE DEUS PÕE-NOS TODOS OS DIAS EM ESTADO DE MISSÃO
(ANS - Roma) – Às vésperas do histórico aniversário da primeira expedição missionária salesiana – 11 de novembro de 1875 –, o Conselheiro para as Missões, P. Vaclav Klement, enviou carta aos Inspetores e Delegados da Animação missionária, com a qual introduz à preparação da 142ª expedição missionária.

O Conselheiro para as Missões apela aos salesianos para a 142ª expedição missionária programada para 2011. Iniciando o seu escrito, o P. Klement relembra como desde o Capítulo Geral 26, celebrado em 2008, até hoje, tenham sido 95 os salesianos em formação, salesianos irmãos e sacerdotes, que partiram em missão “ad gentes”. Um elã que viu também as Inspetorias que sofrem de carência de pessoal oferecerem generosamente todos os anos um missionário. A 141ª expedição, partida oficialmente no dia 26 de setembro, contou com 17 sacerdotes, 5 salesianos irmãos, 23 jovens salesianos em formação inicial.

Uma carta a sua que, superando o esquema formal, se torna uma verdadeira exortação à disponibilidade missionária. “Pergunto-me com frequência: que acontece quando uma Igreja particular ou uma Inspetoria não mais envia missionários para as necessidades da Igreja universal? Advêm certamente algumas graves consequências: a Igreja pára em seu crescimento; pensando somente em suas necessidades perde a catolicidade; susta o seu caminhar missionário; põe em perigo o crescimento da própria fé. Fechando-se às necessidades da Igreja universal, desencoraja-se em aceitar os próprios desafios”.

Fazendo memória do centenário da morte do P. Rua encerrado faz alguns dias, o Conselheiro para as Missões lembra como “durante os 22 anos do seu ministério como Reitor-Mor, enviou o P. Rua nada menos que 31 expedições missionárias, somando um total de 1465 irmãos missionários, a muitas incipientes missões da América, África e Ásia. Na edição do Boletim Salesiano de cada mês de janeiro, o P. Rua partilhava com os Cooperadores os novos desenvolvimentos da nossa missão, pedindo-lhes que ajudassem na realização dos corajosos planos feitos para o ano que estava por iniciar”.

Importante para o P. Klement é a abertura ao elã missionário desde a formação inicial: “Sem uma contínua, sistemática e atualizada informação e formação missionária nas fases de formação inicial não se pode esperar por novas vocações missionárias.

Tanto o elenco das necessidades para a 142ª expedição quanto o texto integral da Carta do Conselheiro, estão publicados em “Cagliero 11”, periódico mensal do Dicastério para as Missões, disponível no sítio sdb.org .

Publicado o 09/11/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês