Haiti – 30 dias depois |
Haiti – Infundir esperança e futuro |
Haiti – Todos pelo Haiti |
O panifício e toda a aparelhagem da cozinha das Pequenas Escolas do P. Bohnen foram danificadas pelo abalo sísmico que assolou o Haiti no dia 12 de janeiro último. A cozinha principal, entretanto, permaneceu intacta. Mas com a queda dos muros de proteção, TUDO – gás, estufas, panelas, talheres, utensílios, pratos, alimentos, .... – tudo foi roubado.
Sem cozinha e uma adequada proteção, os salesianos não poderão retomar os seus programas de educação: as salas provisórias, ainda que dotadas de um mínimo de mobília escolar, estão sujeitas a saques: é por isso que é fundamental a reconstrução dos muros de proteção.
Precisa-se de grandes tendas de campo em condição de abrigar 40 alunos cada uma a fim de receber os meninos e recomeçar as aulas. A Procuradoria das Missões Salesianas de New Rochelle está organizando a aquisição das tendas necessárias e do seu transporte aéreo desde Santo Domingo até ao Haiti.
O Departamento da Proteção Civil do Governo de Malta ofereceu dez toneladas de garrafas de água mineral de 1,5 litro e doze toneladas de alimentos enlatados (atum, feijão, carne) e roupa de cama. Os responsáveis pela logística estão organizando a chegada desses auxílios ainda supernecessários porque muita gente perdeu tudo.
Particularmente aguardada é a visita ao Haiti do Reitor-Mor, P. Pascual Chávez, que chegará a Santo Domingo no dia 11 de fevereiro e ficará em Porto Príncipe de 12 a 15 do mês.
Publicado em 09/02/2010