Haiti – 30 dias depois |
Haiti – Infundir esperança e futuro |
Haiti – Todos pelo Haiti |
Haiti – Prosseguem os esforços e criam-se sinergias |
O P. Mark Hyde, da Procuradoria missionária de New Rochelle, decidiu prolongar a sua permanência em Santo Domingo até o dia 29 de janeiro para coordenar as várias intervenções. Hendrix Pineda, da Procuradoria de New Rochelle, chegará hoje, 25 de janeiro, com a tarefa de coordenar as comunicações, a atividade financeira e as várias necessidades.
A ONG espanhola “Jóvenes y Desarrollo” foi encarregada de sustentar a coordenação das emergências e dos auxílios. O Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento (VIS), da Itália, terá a tarefa de providenciar, para alguns âmbitos específicos, assistência sanitária (como o apoio psicossocial), e buscar engenharia para a reconstrução.
A partir do dia 26 de janeiro uma teleconferência cotidiana permitirá coordenar melhor o trabalho de intervenção e de reconstrução. As comunicações com o Haiti estão melhorando graças também aos telefones `satelitares` utilizados exclusivamente para a emergência.
Os Salesianos das Antilhas conseguiram obter um espaço para sediar dez contêineres no aeroporto de Barahona e comprar um caminhão para o transporte de água e de víveres.
Falta definir a sede de uma Secretaria de coordenação de primeiros socorros, um inventário que esclareça a respeito das propriedades dos Salesianos e do Governo, a fim de acelerar a reconstrução e a recuperação da aparelhagem para os escritórios e dos computadores.
Publicado em 25/01/2010