Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

8/3/2016 - Iêmen - O testemunho de um trabalho heroico e solidário
Fotos do artigo -IÊMEN – O TESTEMUNHO DE UM TRABALHO HEROICO E SOLIDÁRIO

(ANS – Áden) – “A nossa permanência em lugares marcados pela divisão e pela pobreza testemunha a fé na mensagem cristã”. Assim escreveu o P. Francesco Cereda, Vigário do Reitor-Mor, ao explicar o sentido da presença salesiana no Iêmen, que, como a das Missionárias da Caridade, só pode ser compreendida na ótica de um serviço de misericórdia feito a Deus e aos irmãos mais carentes.

Salesianos e Missionárias da Caridade sempre colaboraram estreitamente naquele País – considerando que são as únicas duas Congregações religiosas ali presentes. A própria Madre Teresa acolheu em 1973 o convite das autoridades do então governo do Iêmen do Norte para abrir uma casa no País para portadores de deficiência. Um desejo que se realizou graças à colaboração dos Salesianos da Inspetoria da Índia – Bangalore.

Quando os Salesianos chegaram ali, em 1987, com Dom Giovanni Bernardo Gremoli, OFMCap., Vigário Apostólico da Arábia Meridional, encontraram todas as igrejas existentes em mãos alheias. Graças aos seus esforços e à boa vontade de alguns funcionários do governo, apesar das ameaças, conseguiram “recuperar” três delas.

Para os missionários, a vida no Iêmen nunca foi fácil ou sem ameaças e problemas. Em 1998, um assaltante solitário matou em Hodeidah três Missionárias da Caridade: duas indianas e uma filipina.

Os Salesianos e as Missionárias da Caridade que gastam a vida de dedicação a Deus e aos seus irmãos no Iêmen estão plenamente cientes das dificuldades e dos perigos. No País, de grande maioria islâmica, religiosas e religiosos cuidam da pequena comunidade católica ali presente, formada totalmente por migrantes das Filipinas, Índia e Sri Lanka, e oferecem serviços humanitários a toda a população.

Os eventos relacionados com a chamada “Primavera Árabe” de 2011 e a consequente rebelião contra o presidente Ali Abdullah Saleh, contribuíram para transformar uma situação já difícil num autêntico caos. A guerra civil consequente, iniciada em março de 2015, já causou – segundo dados da ONU – cerca de 6 mil vítimas (das quais, a metade de civis) e outros tantos feridos também civis, além de centenas de milhares de desalojados. Entre outros resultados, levou ao encerramento da embaixada indiana no País e a repatriação de três dos cinco Salesianos presentes anteriormente.

Publicado em 08/03/2016

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês