Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

25/11/2015 - RMG - A FS pela eliminação da violência contra as mulheres
Fotos do artigo -RMG – A FS PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

(ANS – Roma) – No dia 25 de novembro celebra-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, exorta a trabalhar e a sensibilizar, a fim de que, em todo o mundo, se ponha fim às violências que ainda hoje vitimizam muitas mulheres.

A Sociedade e a Igreja não seriam as mesmas sem a contribuição de tantas mulheres. Mas tal contribuição só é possível quando à mulher se reconhecem, e realmente se tutelam, os seus direitos.

Infelizmente, ao invés, a violência sobre as mulheres é uma realidade cotidiana em todas as latitudes do Globo e se manifesta através de violência física, sexual, psicológica; ou mediante a coerção, exercida pelos homens sobre as próprias irmãs, filhas e colegas, em evidente contraste com a vocação de amar e custodiar, que compete a cada um dos seres humanos.

A Família Salesiana, que se originou em Dom Bosco – e que “não se pode compreender sem Mamãe Margarida (Mãe de Dom Bosco)”, como recordou o Papa Francisco, em Turim, em junho passado – está fortemente empenhada em promover a tutela e o desenvolvimento da mulher, e o exercício efetivo dos seus direitos.

Em Serra Leoa, p. ex., os Salesianos animam um abrigo para meninas/jovens vítimas de violência, amparando e acompanhando as jovens com caminhadas de elaboração de traumas e de reconstrução da própria vida.

Na Índia, as Irmãs Catequistas de Maria Imaculada Auxiliadora (SMI) – 17° Grupo da FS – levam avante “raids”, junto com a polícia, pelos bordéis de Calcutá, a fim de libertar mulheres e meninas das garras dos seus exploradores.

A voz dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora é também levada às Instituições da ONU, para unir colaborações e sinergias com outras instituições, e trabalhar em conjunto contra essa selvagem praga social.

Mais frequentemente, porém, conscientes do valor da educação feminina para quebrar os círculos viciosos da violência e da negação dos direitos, os vários ramos da FS atuam em todo o mundo favorecendo a escolarização das mulheres, o empreendedorismo feminino, as atividades e as conferências para tornar as mulheres conscientes dos seus direitos, e promovendo a formação de mulheres como líderes de comunidades locais...

A FS, em comunhão com toda a Igreja, “rende graças por todas e cada uma das mulheres: pelas mães, pelas irmãs, pelas esposas; pelas mulheres consagradas a Deus na virgindade; pelas mulheres que se dedicam a tantos e tantos seres humanos, que esperam o amor gratuito de outra pessoa; pelas mulheres que cuidam do ser humano na família, que é o sinal fundamental da sociedade humana; pelas mulheres que trabalham profissionalmente, mulheres que, às vezes, carregam uma grande responsabilidade social; pelas mulheres « perfeitas » e pelas mulheres « fracas » — por todas: tal como saíram do coração de Deus, com toda a beleza e riqueza da sua feminilidade” (Mulieris Dignitatem, n. 31).

Publicado em 25/11/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês