Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

13/11/2015 - Argentina - Como o Bv. Sr. Artêmides Zatti SDB, pôr-se na pele dos outros
Fotos do artigo -ARGENTINA – COMO O BV. SR. ARTÊMIDES ZATTI SDB, PÔR-SE NA PELE DOS OUTROS

(ANS – San Luis) – Hoje, 13 de novembro, se recorda a figura do Bem-aventurado (Bv.) Sr. Artêmides Zatti, Salesiano Irmão, que expendeu toda a sua vida no cuidado dos mais necessitados. Fiéis ao Patrono da sua Inspetoria, os Salesianos da Argentina Norte (ARN) continuam a favorecer os valores da integração, abatendo as barreiras que possam impedir a acessibilidade na vida.

No passado, 9 de novembro,p. ex., no Instituto Dom Bosco, de São Luis, ministrou-se uma sessão de formação para os alunos da escola, oferecida por Autoridades e Especialistas em matéria de inclusão social.

O Ministro da Saúde e da Inclusão Social da Província de San Luis,Gaston Hissa, disse que “se trata de uma política que se está difundindo nas escolas para veicular os valores correlatos à inclusão”. Neste caso, explicou que o “Programa para a proteção e a promoção das pessoas com deficiência, serve para oferecer um dia de sensibilização sobre o tema, fundada na experiência direta. “O objetivo é que os jovens possam assumir a perspectiva de quem vive com uma deficiência e avaliar se estão vivendo numa cidade e numa província inclusivas, capazes de compreender aqueles que têm dificuldades” – disse.

Na abertura da sessão, os especialistas do Ministério contaram que pediram a três alunos que voluntariamente se vendassem os olhos e passassem uma parte do dia assim; e depois contassem a experiência vivida aos seus coetâneos.

“Perante um ceguinho, é sempre necessário apresentar-se e perguntar se ele precisa de alguma ajuda” – destacaram. Depois deram alguns exemplos sobre como colaborar com os cegos ou com aqueles que estão em cadeira de rodas. A este respeito, sublinharam a posição do corpo a assumir para com estes últimos,pondo-se à sua mesma altura, para não obrigar o interlocutor a levantar sempre o pescoço para dialogar.

Pelo geral, insistiu-se na necessidade de pôr-se na pele dos que têm alguma deficiência, a fim de  individuar e depois eliminar as barreiras físicas, culturais e de comunicação que podem que criar obstáculos a sua autonomia nos diversos ambientes.

Publicado em 13/11/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês