Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

1/10/2015 - Serra Leoa - Os Salesianos obtêm a liberdade de preso após cinco anos sem condenação
Fotos do artigo -SERRA LEOA – OS SALESIANOS OBTÊM A LIBERDADE DE PRESO APÓS CINCO ANOS SEM CONDENAÇÃO

(ANS – Freetown) – Entrar no cárcere masculino da Serra Leoa significa voltar atrás no tempo e no ‘inferno sobre a terra’ – como  afirmam os mesmos detentos. Na prisão amontoam-se adultos com jovens, criminosos com acusados cujos documentos se perderam ou simplesmente foram esquecidos. Os Salesianos que trabalham no cárcere propuseram-se obter a liberdade para estes últimos e já alcançaram o primeiro sucesso.

Transpor a porta da cadeia de Pademba Road, em Freetown, equivale a voltar atrás no tempo e sentir-se parte de um filme impossível. A prisão foi projetada para 300 detentos, mas hospeda quase 1.400. Um quadro-negro estabelece cada dia as categorias e o número dos presos por acolher.

Para combater as injustiças que ali se perpetram, o Diretor da Ongue salesiana ‘Don Bosco Fambul’, Sr. Lothar Wagner, salesiano irmão, requereu há poucos meses, a liberdade imediata de 80 prisioneiros que estão na cadeia central de Freetown por mais de três anos sem nenhuma acusação.

“Visto que trabalhamos cotidianamente dentro da prisão, pudemos obter as informações através de colóquios pessoais com os presos, passando de cela em cela. E fomos mais além ao verificarmos através do registro do cárcere os seus pedidos e a afirmação de ali estarem há mais de três anos” – disse o religioso.

Agora, graças à intervenção salesiana, o primeiro detento que se encontrava nessas circunstâncias obteve a liberdade. O seu nome é Musa Brima e estava na cadeia havia “cinco anos, dez meses e dez dias” – como lembra. Era acusado de fraude que não cometera e vira o juiz apenas uma só vez; .... mas nunca fora condenado.

“Lembro-me muito bem do meu tempo na prisão, porque quando se vive uma realidade tão triste, contam-se e recontam os dias, na esperança de que logo termine tão terrível pesadelo”.

Seu caso fora simplesmente esquecido, até o dia em que foi recuperado pelos Salesianos. Quando foi levado novamente ao tribunal, o juiz lhe disse que estava livre e podia voltar a casa. “Depois de todo esse tempo, poder voltar para casa livre, sem obstáculos, e reabraçar minha mulher e os três filhos foi maravilhoso!”.

Brima hoje agradece aos Salesianos e ao “Pai Dom Bosco” por estar livre. E embora as coisas não sejam fáceis, agora, depois de cinco anos sem liberdade, este “é o melhor presente para o Ano da Misericórdia que está para começar” – refere entusiasmado.

No sítio web de “Misiones Salesianas”, Procuradoria Missionária Salesiana, de Madri, Espanha – pode-se ler como se ministra o cuidado salesiano aos detentos.

Publicado em 01/10/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês