Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

29/5/2015 - Eslováquia - O Prestigioso Prêmio “Leopold Kunschak” ao P. Anton Srholec
Fotos do artigo -ESLOVÁQUIA – O PRESTIGIOSO PRÊMIO “LEOPOLD KUNSCHAK” AO P. ANTON SRHOLEC

(ANS – Bratislava) – Ao salesiano eslovaco P. Anton Srholec foi outorgado o Prêmio “Leopold Kunschak”, prestigioso reconhecimento concedido pelas Autoridades austrríacas a personalidades ilustres na área das Ciências humanas e sociais, da Economia, do Trabalho, da Medicina Social e do Jornalismo, tendo este ano alcançado sua 50ª edição.

O P. Srholec, com quase 86 anos, é conhecido por seu empenho pelos pobres e mais fracos, e por ter sido sempre um valente defensor dos Direitos Humanos, também durante a vigência do regime comunista, ficando por isso muito tempo preso. Reporta o jornal “Bom-dia, Eslováquia” que o salesiano é ainda hoje Presidente da Confederação dos Prisioneiros Políticos da Eslováquia e se empenha por desmascarar o período totalitário – 1948-1989 – e por mostrar as suas vítimas, que ainda esperam por justiça.

Nascido em 12 de junho de 1929, em Skalica, de uma família de pequenos agricultores, Anton Srholec frequentou os Salesianos desde a sua adolescência. Em 1951, pela falta de visto do regime comunista para fazer os estudos teológicos, tentou fugir para a Tchecoslováquia: foi condenado a 10 anos de reclusão, oito dos quais passados em trabalhos forçados na famigerada mina de urânio de Jachymov. Só em 1969 conseguiu licença de ir à Itália, onde passou dois semestres na Universidade Salesiana, em Turim. Em 1970 foi ordenado sacerdote em Roma, pelo Papa Paulo VI.

Depois da Primavera de Praga, dedicou-se especialmente à Pastoral Juvenil, entrando em conflito não só com o governo comunista mas também com a Igreja… oficial. Foi várias vezes transferido e proibido temporariamente de exercer o ministério sacerdotal. Mas o P. Srholec continuou ativo em organizações pelos Direitos Humanos e em iniciativas sociais. E desde 1992 dirige “Resoty”, projeto social, em Bratislava, que se ocupa de desabrigados.

A cerimônia de entrega do Prêmio se deu no Parlamento Austríaco, em Viena, no passado dia 22 de maio. Retirou o prêmio em lugar do P. Anton,o irmão do religioso,Michal,que o recebeu das mãos de Reinhold Mitterlehner, Vice-Chanceler e Ministro Federal das Ciências,Pesquisa e Economia, austríaco.Para o P. Srholec está em programa uma cerimônia no próximo dia 10 de junho,na Capela do conjunto “Hofburg”.

Junto com o sacerdote foi premiado o Ex-Presidente do Conselho da União Europeia, Herman Van Rompuy.

Entre as Personalidades já premiadas no passado há também o então Cardeal Joseph Ratzinger; o atual Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker; o sindicalista e depois Presidente da Polônia, Lech Walesa.

Publicado em 29/05/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês