(ANS – Gaza) – Está em curso desde ontem, 23 de julho, no hospital Shifa, de Gaza, a entrega do primeiro lote de remédios adquiridos graças à arrecadação de fundos conjunta de todas as ongues italianas presentes na Palestina, entre as quais a ongue VIS – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento. Uma luzinha de esperança perante o ‘absurdo das guerras”, como comentou o Reitor-Mor.
“Graças a doações chegadas da Itália pôde-se encomendar 20.000 euros de remédios e produtos monoúso ou descartáveis. A situação sanitária em Gaza é dramática e para dar assistência à população precisamos da ajuda de todos. Agradecemos por isso a todos os cidadãos italianos que responderam ao nosso apelo, demonstrando a sua generosidade e proximidade às vítimas deste novo conflito” – declaram os coadjuvantes ativos em campo.
Desde o dia 14 de julho, dia do lançamento do apelo pelos fármacos, as ongues italianas estão operando em coordenação com o Ministério da Saúde Palestino, a Cruz Vermelha Internacional, a Meia-Lua Vermelha, a Organização Mundial da Saúde e a ‘Palestinian Medical Relief Society’- PMRS.
As indústrias farmacêuticas com que se fizeram contratos de serviço são: “Birzeit Pharmaceutical Co.”, que entregou o material ontem; e “Al-Salam Drug Store Co.” e “Nobel Medical Supplies”, que estão entregando hoje, 24 de julho.
O fornecimento de 20 mil euros está assim distribuída: 12 mil euros em fármacos; e 8 mil, em produtos monoúso, como agulhas, seringas, luvas estéreis...
Segundo as últimas atualizações, o balanço do conflito na Faixa de Gaza produziu 750 mortos e mais de 4200 feridos. Situação dramática, terrível, como mostram continuamente as imagens, que através da TV, internet e nova mídia, chegam a todos os lugares do mundo.
“O ABSURDO DAS GUERRAS – postou o Reitor-Mor, P. Fernández Artime, em Facebook. comentando as fotos dolorosas de quem perdeu filhos e familiares sob os bombardeios –. NÃO QUERO HABITUAR-ME a estas imagens. A absurdez do horror, da guerra, das mortes de inocentes. Quão longe ficam o Evangelho e a Paz dos nossos corações. Meus caros amigos, convido-os a manter VIVA A NOSSA SENSIBILIDADE, a PARTILHÁ-LA, a serem críticos para com tudo isto, pelo menos em nossos pequenos ambientes pessoais. CONVIDO-OS A REZAR A DEUS PELA PAZ, em nossos corações em primeiro lugar, e nos conflitos”.
Exortações à oração e críticas ao conflito já chegam de todo o mundo salesiano: nas cartas dos Inspetores como nos comentos em redes sociais.
No entretanto, é sempre possível dar apoio ao empenho das ongues italianas pela saúde da população na Palestina através da conta colocada à disposição por Terre des Hommes Italia.
Publicado em 24/07/2014