Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

11/6/2014 - Espanha - Mais de 5 milhões de menores forçados a trabalhar
Fotos do artigo -ESPANHA – MAIS DE 5 MILHÕES DE MENORES FORÇADOS A TRABALHAR

(ANS – Madri) – São mais de 168 milhões as crianças que trabalham em todo o mundo. Um dado que se reduziu nos últimos anos, mas com o qual “não podemos estar satisfeitos, porque o lugar adequado para uma criança é a escola e o parque de diversão” – afirma Ana Muñoz, porta-voz da Procuradoria Missionária Salesiana, de Madri. Por trás dos números escondem-se histórias verdadeiras de infâncias fenecidas, rostos de crianças que nunca prepararam uma bolsa para ir à escola...

Os missionários salesianos operam nos mercados, nos arredores das olarias, em todos aqueles lugares onde milhões de crianças trabalham todos os dias. “Falam com os patrões e as famílias para ajudá-los a compreender a importância para as crianças do fato de poderem ir à escola todos os dias e disporem de um tempo para brincar” – acrescenta a Sra. Muñoz. Em muitos casos, os religiosos montam escolas ‘noturnas’, para permitir que estudem também os trabalhadores de menor idade.

Muitas são as causas do trabalho infantil: pobreza, falta de educação, famílias desestruturadas, tradições locais...: as crianças são mão-de-obra barata... “E são também trabalhadores silenciosos, porque não têm consciência dos seus direitos” – acrescenta a porta-voz da Procuradoria Missionária de Madri.

Um nível ulterior de gravidade é o trabalho forçado. Perto de 5 milhões e 500 mil crianças no mundo trabalham sob imposição: é trabalho forçado. Crianças obrigadas a trabalhar, exploradas e em muitos casos verdadeiras escravs. Foram encontradas crianças até nas minas, nas fábricas têxteis, nas olarias, nas grandes fazendas agrícolas; ou como escravas domésticas. Em muitos casos tornam-se vítimas de comércio de seres humanos: uma realidade de mais de um milhão de menores no mundo, segundo a Organização Internacional do Trabalho.

A Procuradoria Missionária Salesiana de Madri, por ocasião do Dia Internacional contra o Trabalho Infantil, que se celebra amanhã, 12 de junho, quer lembrar-se de todas as crianças – deles e delas! – e urge para que se dê fim quanto antes ao trabalho e ao tráfico de crianças e adolescentes.

A Procuradoria convida além disso todos os interessados a participar da apresentação do documentário “No estoy en venta” (Não Estou à Venda), e à mesa-redonda sobre o tráfico de seres humanos que acompanhará a projeção, programada para o próximo dia 24 de junho em Madri, às 18h00 (GMT+2), no Auditorium do CaixaForum.

Publicado em 11/06/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês