Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

3/10/2012 - Malta - PE: empenho salesiano pelos jovens
Fotos do artigo -MALTA – PE: EMPENHO SALESIANO PELOS JOVENS

(ANS – Sliema) – O arquipélago de Malta, por sua posição geográfica, sempre foi um ponto de encontro para muitas culturas: está plenamente inserido na realidade europeia, estado membro da UE desde 2004 e, em termos salesianos, participante do Projeto Europa. Nas publicações de hoje e dos próximos dias propomos a todos alguns elementos para conhecer a realidade juvenil e o empenho salesiano malteses.

Os Salesianos estão em Malta desde 1903, em várias localidades e com diversos apostolados, dos mais comprovados e típicos até aos mais inovadores. A primeira obra que assumiram foi o Instituto ‘St. Patrick’, de Sliema, a que se seguiu o ‘Savio College’, de Dingli. As duas escolas são bastante diferentes entre si: enquanto a primeira cuida de rapazes problemáticos que precisam de métodos e currículos personalizados, o Savio College é uma escola secundária, que oferece instrução de alto nível e numerosas atividades extracurriculares. A comunidade salesiana maltesa mantém, além disso, uma escola na Tunísia, que oferece instrução a cerca de 700 alunos muçulmanos.

Para crianças, adolescentes e jovens mais necessitados (de 8 a 26 anos) são previstos também serviços de acolhida residencial, através da ‘Don Bosco House’, em Balzan; ‘St Patrick’ e ‘Osanna Pia’, em Sliema (esta última na iminência de abrir uma nova sede).

Como típico do seu carisma, os Salesianos malteses chegam aos jovens também através da criação de espaços de educação informal, como os Oratórios e Centros Juvenis, em Sliema, Dingli e Senglea: ali os jovens podem reunir-se e empenhar-se em variadíssimas atividades, desenvolver a sua personalidade e estabelecer relacionamentos significativos. Para os grupos juvenis malteses opera outrossim o Serviço de Pastoral Juvenil Salesiano, com cursos de formação e autodesenvolvimento, iniciativas espirituais e oportunidades de voluntariado, no país e no exterior.

As funções religiosas e litúrgicas, obviamente, são a base da oferta espiritual, dirigida não só a jovens. As comunidades salesianas animam as paróquias ‘St. Patrick’ e ‘St. Alphonsus’, em Sliema, e ‘St Philip’, em Senglea. Organizam além disso retiros, programas catequéticos e de ‘lectio divina’, e experiências de discernimento vocacional em fins de semana, como a de “Come and See” (Vem e vê).

Propostas especialíssimas pastorais salesianas para os jovens são, enfim, as atividades realizadas através da mídia, tanto moderna quanto tradicional. Conscientes da importância que tem a comunicação para as novas gerações, os salesianos se dirigem a eles mediante “Kellimni.com”, serviço de consultoria e ajuda psicológica on-line; produções audiovisuais, pela “BoscoCrew”; e serviços editoriais de imprensa salesiana, em Sliema.

Publicado em 03/10/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês