(ANS – Roma) – Retoma hoje, 29 de fevereiro, o percurso que ANS propõe aos seus leitores para aprofundar o conhecimento dos jovens europeus e saber do empenho salesiano em seu favor. Depois da Espanha, examinada no mês passado, chegou a vez da Itália.
Na terra em que nasceu Dom Bosco e onde o seu Sistema Preventivo fez as primeiras aplicações, a presença salesiana realmente difundiu-se e marcou a sociedade. Os jovens, hoje como então, precisam de educadores e adultos autorizados, que os acompanhem em seu crescimento humano. É para isso que trabalham cotidianamente milhares de Salesianos na Itália.
O contexto social em que os filhos de Dom Bosco atuam hoje é entretanto muito diferente daquele da Turim do século XIX. A pobreza material – ainda presente, mas pelo geral mais circunscrita a específicas áreas sociais – foi substituída por outras pobrezas.
Para conhecer melhor o atual contexto juvenil italiano, publicamos hoje, na seção ‘Service’, as avaliações tomadas dos resultados de uma pesquisa feita com perto de 2000 jovens e adolescentes, de uma diocese sarda, com a convicção de que possa representar, mais ou menos fielmente, a realidade difundida por grande parte do país.
Na seção ‘News’ pois hoje e nos próximos dias far-se-á a apresentação de alguns projetos salesianos, especificadamente divulgados, para dar apoio e acompanhamento aos jovens. Propomos hoje a pupila dos olhos da PJ da Itália Nordeste – ‘Donboscoland’ –, uma amostra do trabalho com os jovens marginalizados e um ‘focus’ sobre a formação profissional salesiana.
Publicado em 29/02/2012