Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

18/7/2011 - RMG - Salesianos na Europa: férias… no voluntariado
Fotos do artigo -RMG – SALESIANOS NA EUROPA: FÉRIAS… NO VOLUNTARIADO
(ANS – Roma) – A partir de hoje a Agência iNfo Salesiana (ANS) dedicará uma série de curtos artigos sobre o trabalho que os Salesianos da Europa realizam no verão, para valorizar e empenhar as férias escolares dos alunos. Os jovens são convidados a transformar o tempo livre em tempo de serviço, conhecimento, crescimento. A primeira etapa é dedicada às experiências de voluntariado que propõe a Itália salesiana.

Durante o verão a Animação Missionária Salesiana da Itália, em colaboração com o Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento (VIS), coordena várias experiências de voluntariado estivo nos países pobres, que se tornou com o passar dos anos um percurso cada vez mais significativo. Neste ano são 268 as pessoas envolvidas nas diversas iniciativas promovidas pelas Inspetorias dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora, da Itália.

A experiência de formação nos países pobres dura cerca de um mês, a ser passado em grupo numa das obras missionárias das duas congregações, em estreito contato com os missionários e a população local.

Os jovens são ajudados em seu crescimento humano e cristão e no conhecimento de outras culturas. A experiência permite, testando no campo, compreender as causas de pobreza e do subdesenvolvimento de algumas realidades; e estimula a pesquisa de possíveis soluções a serem atuadas mediante projetos de crescimento. Para muitos jovens a experiência ajuda a maturar uma orientação vocacional que conduz a opções de vida orientadas ao empenho e à solidariedade. Uma vez de retorno a casa, quase sempre os jovens se lançam a atividades de sensibilização e como agentes de mudança sociopolítica.

O dia dos voluntários de verão compreende momentos de espiritualidade – como a oração e a celebração da Eucaristia – e atividades de animação com adolescentes e crianças, encontros com os protagonistas da vida social local e colaboração nos projetos específicos (recuperação de meninos de rua, alfabetização, formação técnico-profissional, educação aos direitos humanos…). Através dessa programação, e graças aos cuidados que os missionários permanentes dedicam aos voluntários de verão, evita-se a prevalência do só agir e do ‘eficientismo’.

A experiência de voluntariado missionário estivo é preparada por uma longa e séria caminhada de formação que cada Inspetoria pratica com modalidades diferentes. Os jovens voluntários italianos desde o fim de julho às primeiras semanas de agosto dirigem-se prevalentemente à África, Europa Leste e à América do Sul.

Da Inspetoria da Itália–Lombardo-Emiliana (ILE), p. ex., 30 jovens, de 17 a 25 anos, junto com o grupo dos ‘Amigos del Sidamo’, dedicam um mês, entre julho e agosto, ao trabalho na Etiópia.

Da Inspetoria da Itália–Piemonte-Vale d’Aosta” (ICP), em colaboração com as Filhas de Maria Auxiliadora, estão partindo nove 9 grupos missionários, dos quais participam jovens dos 20 aos 28 anos, para a Lituânia, Angola, Brasil, Gana, Moldávia, Serra Leoa, República Democrática do Congo, Gabão, Camarões.

Publicado em 18/07/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês