Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

17/5/2011 - Itália - Comunicação e Projeto Europa: binômio estratégico
Fotos do artigo -ITÁLIA – COMUNICAÇÃO E PROJETO EUROPA: BINÔMIO ESTRATÉGICO
(ANS – Genzano) – O encontro dos Delegados para a Comunicação Social e dos Referentes para o Projeto Europa (PE), levado a termo em Genzano di Roma, de 12 a 15 de maio, desenvolveu-se sobre duas linhas temáticas: o Sistema Salesiano de Comunicação Social (SSCS) e o PE. Como conclusão, o Conselheiro para a Comunicação Social, P. Filiberto González, enviou uma carta aos Inspetores da Europa a fim de pedir se socializem os conteúdos tratados e se atuem os empenhos operativos assumidos pelos participantes.

Também para as três regiões da Europa – Europa Norte, Europa Oeste e Itália-Oriente Médio – o Dicastério para a CS promoveu um encontro dos Delegados Inspetoriais, como já se fez em Manila e Tiruchy. Nos dias de trabalho participaram também os Referentes para o PE: uma opção que desejou favorecer a recíproca colaboração entre quem é chamado, em nome do Inspetor, quer a promover a comunicação, quer a favorecer o conhecimento, a informação e a promoção do PE.

A casa de férias do ‘Instituto Salesiano S. Luís Versiglia, Bispo’, de Genzano di Roma, acolheu os perto de 40 participantes – salesianos e leigos – vindos de quase todas as Inspetorias do Velho Continente. Conduziu e animou o encontro o Conselheiro para a CS, P. Filiberto González, e alguns membros do Dicastério.

A primeira parte do encontro, coordenada pelo P. Julian Fox, nos dias 12 e 13 de maio, caracterizou-se pela apresentação da segunda edição do SSCS e de algumas temáticas inerentes ao binômio Vida Religiosa e Cultura/Realidade Digital. As não poucas perguntas vindas à tona sobre o assunto encontraram resposta nas últimas mensagens de Bento XVI para os Dias Mundiais de CS, e na necessidade de abrir a formação salesiana – inicial e permanente – à cultura/realidade digital.

O PE – caminhada feita e quanto resta por fazer no biênio 2011-2012 – foi o tema na segunda parte do encontro, animada pelo P. Donato Lacedonio, nos dias 14 e 15 de maio. Amplo e variado foi o quadro emerso das relações dos Referentes do PE, que apresentaram como foi acolhido e entendido o PE, e quais tenham sido as iniciativas colocadas em prática até o momento. Não poucas as dificuldades e preconceitos referidos, mas existe, evidente, a vontade de vencer as resistências e atuar o PE.

“Um encontro rico e interessante, que vai criando uma mentalidade salesiana européia e favorece diferentes sinergias em favor do carisma e da missão salesiana” – sublinha o P. González na carta enviada logo após o encontro aos Inspetores da Europa. A comunicação exorta os superiores das Inspetorias do velho continente a favorecer a comunicação e a partilha de quanto foi vivido em Genzano pelos Delegados de CS e pelos Referentes do PE, para que nos Conselhos Inspetoriais e nas Comunidades locais se difunda o conhecimento da nova edição do SSCS e o espírito do PE.

No decorrer do encontro o P. González pediu várias vezes aos Delegados de CS e aos Referentes do PE fossem, mais que simples transmissores de informações, comunicadores de uma experiência pessoal e vital, alimentada pelo encontro com Cristo Senhor, definido, no SSCS, modelo do comunicador salesiano.

Publicado em 17/05/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês