(ANS – Pinerolo) – Realizou-se em 22-23 de maio o encontro anual dos noviços salesianos da Europa. Também neste ano foi anfitrião o Noviciado Internacional de Pinerolo - Monte Olivetto –, Turim. É um encontro desejado pelo Reitor-Mor no âmbito do Projeto Europa (PE) para ajudar os noviços e seus formadores a desenvolver uma mentalidade europeia e favorecer uma atenção aos Lugares Salesianos, a Maria Auxiliadora e a Dom Bosco desde os primeiros passos do seu caminhar formativo.
Promotor da iniciativa, o Dicastério pela Formação. Depois da saudação inicial, com vídeos e hinos, os noviços se apresentaram e contaram, também de maneira simpática, a caminhada formativa empreendida nos respectivos noviciados.
Presentes os 22 noviços de Pinerolo e os 16 de Genzano (Itália); os dez de Kopiec e os sete de Woźniaków (Polônia); e mais os três de Poprad (Eslováquia).
Participou do encontro também o P. Marek Chrzan, Conselheiro para a Região Europa Norte, que presidiu a Eucaristia no dia 22. O P. Chrzan assinalou um risco em que com freqüência os noviços (e não só) podem vir a se encontrar: em virtude do chamado de Deus, que é puro dom, “pensa-se ser os superescolhidos, os melhores, arriscando ignorar os demais com que nos deparamos; ou simplesmente considerá-los menos bons, talvez até afastados de Deus”. Fazendo-se porta-voz das saudações do Reitor-Mor, o P. Chrzan fez votos por que sejam abertos e capazes de descobrir a presença de Deus também nas situações não… previstas; também nas pessoas, especialmente nos jovens mais difíceis.
De tarde, o P. Horácio López, membro do Dicastério para a Formação, manteve um encontro no qual apresentou os dons do educador-pastor que devem distinguir os salesianos. Estimulados por tal reflexão os noviços dedicaram um tempo conveniente ao aprofundamento e ao intercâmbio experiencial. Contemporaneamente os Mestres de Noviços também se reuniram para compartilhar suas experiências como formadores.
O dia 23 de maio foi vivido em Turim-Valdocco. Iniciado com a oração na Capela Pinardi prosseguiu com a visita a Valdocco em grupos. Na Missa celebrada na Igreja de S. Francisco de Sales, o P. Guido Errico, Coordenador regional para a formação da Região Itália-Oriente Médio, exortou os noviços não só a olhar para a frente, àquilo que serão um dia, mas também a valorizar o presente: “O futuro é importante! - sublinhou –; mas a esperança nasce no presente, no presente que ora viveis como noviços”.
Na manhã do dia 24, enfim, Solenidade de Maria Auxiliadora, o Reitor-Mor reuniu-se com os noviços e apresentou-lhes aquela que ele definiu “a Carta mais importante que ele escreveu no sexênio: Vocação e formação: dom e dever”.
Os noviços, ao depois, foram-se variamente inserindo nas celebrações programadas para a festa de Maria Auxiliadora em Valdocco.
Publicado em 28/05/2013