Malta – II Encontro da Rede de Projetação europeia e Instrução e formação profissional salesiana |
Portugal – II Encontro da Comissão da Escola Salesiana da Europa |
(ANS – Roma) – De 12 a 14 de abril realizou-se na Casa Geral de Roma o primeiro encontro dos responsáveis e técnicos da 'Projetação' européia das escolas e dos centros de formação profissional salesianos da Europa. Do encontro, promovido pela Secretaria da Escola e Formação Profissional do Dicastério para a PJ, participaram 25 profissionais do setor, procedentes da Bósnia, Grã-Bretanha, Itália, Malta, Cossovo, Polônia, Espanha, Hungria.
Protagonistas desse encontro foram salesianos ou leigos já empenhados na área da 'projetação'. O encontro havia programado um primeiro momento de formação sobre os programas de 'projetação' européia e um segundo de debate sobre os possíveis procedimentos e sinergias a serem ativadas para trabalhar em rede com os referentes em cada Inspetoria, a fim de melhorar o conhecimento e a cooperação entre os variados centros salesianos.
O encontro, além disso, proporcionou amplos conhecimentos no setor da 'projetação' européia, sobre a figura do europrojetador, sobre os principais programas e linhas de financiamento no setor da instrução e da formação profissional. Para tal fim foi definido um mapa das numerosas tipologias de oportunidades existentes em nível europeu com indicações e instrumentos com que estruturar projetos coerentes com a missão dos centros salesianos e alinhados com os critérios da Comissão Européia.
Outros temas de estudo foram as modalidades de estruturação e um “Programa-Modelo”, informações necessárias para publicação de concursos, apresentação de propostas, esquemas de financiamento de se usar, procedimentos e critérios de avaliação, parceiro e consórcio na 'projetação' e na análise das “boas-práticas”.
O encontro concluiu-se com a assunção de alguns empenhos tendo em vista maior visibilidade e eficiência para o futuro, na área da 'projetação' européia salesiana:
A finalidade do encontro, do trabalho compartilhado e programado visa dar suporte, maior eficácia e visibilidade ao trabalho que os Salesianos realizam em favor do mundo juvenil. Os programas comunitários europeus de financiamento representam importantes instrumentos para a criação de novas oportunidades de desenvolvimento e emprego laborativo. A participação em programas comunitários requer um aprofundado conhecimento das políticas da União Europeia, das várias fases de vida de um projeto, dos procedimentos e dos critérios de avaliação, como também das modalidades para a gestão e a prestação de contas dos projetos.
Publicado em 15/04/2013