(ANS – Roma) – Será lançada sábado, 1° de dezembro, no âmbito do IV Encontro dos Inspetores da Europa, a pesquisa “Atenção aos Migrantes e Missão salesiana nas sociedades multiculturais da Europa”: é uma pesquisa que evidencia o empenho da Congregação salesiana pelos migrantes nas Inspetorias europeias; uma coleção de boas práticas, oportunidades e principais desafios, em vista de uma sucessiva intencional caminhada europeia.
A pesquisa faz parte das atividades programadas no biênio 2011-2012 para a segunda área do Projeto Europa (PE): Ressignificação, redistribuição e redimensionamento das presenças salesianas na Europa. Conduziu-a o P. Vito Orlando, Docente de Pedagogia social e Vice-Reitor da Universidade Pontifícia Salesiana, de Roma.
Partindo das indicações da Comissão para o PE, foi nos últimos meses do 2011 encaminhado um roteiro de preparação e também posicionados os instrumentos necessários para a análise. A definição dos campos e dos objetivos contou com a contribuição dos salesianos que trabalham há tempo pelos migrantes.
As finalidades da pesquisa foram três opções estratégicas dentro do PE, identificadas por um único tema gerador:
Os quatro questionários, preparados e enviados às 29 Inspetorias da Europa, estruturavam-se em duas partes: a primeira orientada a coletar informações sobre a situação atual; a segunda orientada a coletar indicações para melhorar o estado atual, valorizando sensibilidades, capacidades operativas em condições quer de mudar a realidade quer de responder aos desafios que se preveem emergir:
A pesquisa e apresentação dos resultados se contêm num volume publicado pela Livraria Ateneu Salesiano (LAS). O mesmo P. Vito Orlando apresentará, sábado à tarde próximo, a pesquisa na área do IV Encontro dos Inspetores da Europa, programado para 30 de novembro-2 de dezembro próximo, no Salesianum, de Roma.
O Reitor-Mor, que assina o Prefácio, escreve: “Para este nosso empenho na Europa sabemos não partir do nada. Há, em não poucas nações europeias, uma experiência de trabalho com os migrantes que já dura decênios. É preciso valorizar melhor esta experiência vivida, abrindo-a ao mesmo tempo à nova realidade e reconsiderando a atenção aos migrantes, não só com atividades específicas mas também como ação ordinária em toda a atividade salesiana”.
Existem atualmente na Europa perto de 6 200 Salesianos que trabalham em 36 países. Dentro das 29 Inspetorias europeias há perto de uma centena de presenças salesianas empenhadas de algum modo na pastoral dos migrantes.
Publicado em 27/112012