Do 1º encontro anual da Escola de Líderes para Jovens Ex-Alunos da Europa, realizado de acordo com as indicações do plano estratégico da Confederação Mundial dos Ex-Alunos/as de Dom Bosco, participaram 30 pessoas provenientes da Croácia, Itália, Polônia, Espanha e Eslováquia. O encontro, conduzido pelo Vice-Gex Mundial, Ángel Gudiña, contou também com a participação do P. José Pastor Ramírez, Delegado Mundial; do P. Enrico Peretti, Delegado para a Itália; do P. Ivan Zitnansky, Delegado para a Eslováquia; e o P. Jesús Guerra, Delegado para a Espanha.
No dia de início foi apresentada a programação sistemática do projeto trienal, dedicando a noite ao encontro e à partilha convivial entre os presentes. O dia seguinte, sexta-feira, 8 de abril, o P. José Pastor Ramírez desenvolveu o tema “Identidade do Ex-Aluno/a de Dom Bosco: desafio e compromisso”. Em sua fala o Delegado Mundial recordou que os Ex-Alunos são de Dom Bosco, não dos salesianos; sublinhou o valor da pertença à Associação dos Ex-Alunos, à Família Salesiana, à Igreja; ressaltou também a importância do empenho na política e nos vários âmbitos da vida civil. Divididos por língua, os diversos grupos a seguir refletiram sobre os atuais desafios por enfrentar.
De tarde os representantes dos vários países partilharam as próprias atividades e, a seguir, o Dr. Rein Meus, secretário geral da “Don Bosco Youth Net” falou das possibilidades de financiamento europeu para os encontros nacionais e internacionais.
Sábado, 9 de abril, o P. Jesús Guerra tratou da “Liderança e perfil do líder em geral”, sublinhando: a importância das capacidades de condução e coordenação do líder; a formação dos outros associados ao trabalho; a importância do trabalho de grupo e de partilha com a equipe. O tema foi completado pela exposição de Ángel Gudiña, que tratou de alguns aspectos práticos do papel de líder.
Domingo fizeram-se trabalhos de grupo para analisar quanto se apreendera das palestras feitas, continuando com mais um confronto entre os grupos dos diversos países. Os trabalhos se encerraram na Eucaristia dominical, presidida pelo P. Enrico Peretti e a concelebração dos demais delegados presentes.
Nos três dias o grupo também pôde visitar o Santuário de N. Sra. dos Pobres, em Banneux, e apreciar a hospitalidade da comunidade salesiana de Liège dirigida pelo P. André van der Sloot, que é outrossim o Delegado para os Ex-Alunos da Bélgica sul.
O 2º encontro anual se fará de 15 a 18 de março de 2012, em Veneza, Itália.
Publicado em 11/04/2011