57 os jovens noviços, provenientes de 12 nações diferentes e guiados por 16 formadores: reuniram-se no noviciado de Monte Oliveto, Pinerolo, dando vida a intensos dias de oração e diálogo, para efetuar um fraterno intercâmbio de experiências, examinar a caminhada formativa e estabelecer colaborações e sinergias.
O encontro foi expressamente desejado pelo Reitor-Mor e o seu Conselho Geral, que exortaram os noviços presentes nos sete noviciados da Europa – 2 na Itália, 3 na Polônia, 1 na Espanha e 1 na Eslováquia – a participarem da iniciativa, com a finalidade de prover à formação de uma “mentalidade européia” nos salesianos da próxima geração. Na montagem da programação das atividades foi reservada uma especial atenção aos lugares salesianos e às figuras de Maria Auxiliadora e de Dom Bosco, pontos cardeais da caminhada formativa de cada noviço.
Chegando a Pinerolo na tarde de sexta-feira, 21 de maio, depois de uma vigília dedicada a conhecer-se e familiarizar-se reciprocamente, os noviços utilizaram a manhã do sábado na Sé de Turim, animando os cantos da missa com os bispos salesianos, presidida pelo Reitor-Mor e, sucessivamente, venerando a Sacra Síndone.
A tarde prosseguiu com um momento formativo sobre a figura do P. Rua, neste ano em que a Congregação celebra o centenário de morte deste I Sucessor de Dom Bosco. Da figura do P. Rua desenvolveu-se partiu um confronto em grupos sobre a experiência do noviciado: o caminho, as convicções, os sonhos, as perspectivas e a vivência pessoal – esse o objeto das análises. Falou-se especificamente de Dom Bosco, do P. Rua, da santidade salesiana e do sentido da santidade na vida concreta; do itinerário espiritual do noviciado; das dificuldades, alegrias e lutas mais significativas no percurso formativo; da realidade do “Projeto Europa” para cada noviço.
O dia seguinte, domingo de Pentecostes, os noviços visitaram Valdocco, e, em consideração aos preparativos para a celebração da festividade de N. Sra. Auxiliadora, iniciada de tarde com as Primeiros Vésperas, prestaram o próprio auxílio nas várias atividades de animação na Basílica e nos serviços para os peregrinos.
O serviço dos noviços continuou também de noite e até no dia seguinte, segunda-feira, 24 de maio, quando, com a solene procissão de N. Sra. Auxiliadora, participada por milhares de pessoas, se encerraram as atividades litúrgicas. Também nessa ocasião os noviços animaram e cuidaram do canto, da recitação do Terço em colaboração com os alunos de Valdocco.
Antes de voltar às próprias obras, terça-feira, 25 de maio, os jovens noviços participaram da Missa com os bispos salesianos, presidida pelo Cardeal Rodríguez Maradiaga, Arcebispo de Tegucigalpa, que ao saudá-los, dirigiu-lhes uma calorosa exortação: “Caminhai e perseverai com coragem e fidelidade!”.
Publicado em 27/05/2010