RMG – III Encontro dos Inspetores europeus |
RMG – Apresentado o “Projeto Europa” |
RMG – Discernir os sinais dos tempos e responder a tempo às urgências |
Cada grupo apresentou as atenções e intervenções que cada região pretende ter e fazer relativamente às perspectivas indicadas pelo Reitor-Mor na relação apresentada no primeiro dia de trabalho: revitalizar a presença salesiana desde dentro, repor e redimensionar as presenças salesianas, considerar a Europa como terra de missão.
Seguiu-se uma série de breves considerações, falas e perguntas, que evidenciaram as temáticas e âmbitos por tutelar ou privilegiar: escolas salesianas, formação profissional, formação mais exigente à vida religiosa e salesiana, coordenação das ongs européias, necessidade de um observatório europeu da juventude.
O P. Chávez, juntando as diversas contribuições, expressou a sua própria satisfação pelo desenvolvimento do encontro que, como primeiro resultado, produziu o envolvimento de todas as Inspetorias e Visitadorias da Europa. Sublinhou que o “Projeto Europa” não há de ser uma simples obra de contenção, devida à diminuição de vocações e ao crescimento da idade dos salesianos; mas uma autêntica ação de relançamento e de renovado protagonismo da Congregação. Referindo-se às relações dos trabalhos de grupo, heterogêneos antes, regionais depois, o Reitor-Mor insistiu dizendo como o “Projeto Europa” seja uma aplicação do Capítulo Geral 26 para esta parte da Congregação. Aos inspetores pois agora a tarefa de iniciar os dinamismos para revitalizar o ardor religioso-pastoral dos salesianos.
Foi apresentado o iter de definição do “Projeto Europa”. As contribuições produzidas no decorrer do encontro serão estudadas e elaboradas pelo Reitor-Mor e o seu Conselho. O documento será certamente modelado segundo as perspectivas indicadas pelo Reitor-Mor e que serviram também para a reflexão dos Inspetores. O P. Chávez encarregar-se-á de nomear, com o parecer do seu Conselho, uma comissão e um responsável pelo “Projeto Europa” a fim de garantir sua realização e sua avaliação. Comprometeu-se o Reitor-Mor a enviar uma carta aos salesianos da Europa na qual se ilustrarão as finalidades e os conteúdos de toda a intervenção. Uma conseqüência operativa certa, visto o êxito positivo do encontro de Roma, será a convocação, pelo menos cada dois anos, dos Inspetores, alargando o convite aos jovens e a algumas realidades da Família Salesiana.
Ao concluir o encontro, o Reitor-Mor leu a mensagem final da XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre “A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja”, confiando deste modo aos Inspetores da Europa o mesmo empenho que o Papa e os bispos confiaram aos cristãos.
Último ato do encontro foi a Concelebração Eucarística. O P. Chávez, ao comentar as leituras do 1º domingo do Advento, pôs em evidência como o encontro dos Inspetores da Europa se fez entre o fim de um ano litúrgico e o início de outro. A concomitância, evidenciada nos dias precedentes também pelo cardeal Ruini e por Dom Van Luyn, oferece a oportunidade de colher “os elementos que servem de luz e encorajamento para quanto o Senhor espera de nós: esperança e espera alegre e responsável”.
Publicado em 01/12/2008